terça-feira, 10 de janeiro de 2017

SAÚDE FAZ REUNIÃO PARA REORGANIZAR ESTRUTURA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA



A reorganização do trabalho da Estratégia Saúde da Família – ESF, foi a pauta da reunião da Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, 09/01, no prédio da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, com profissionais da área e com a participação de secretários parceiros dos trabalhos da pasta, como o da Infraestrutura e Urbanismo, Francisco Flávio (Cacimbão); do Meio Ambiente Simão Cirineu; e da Comunicação, Katyane Leite.

Segundo a secretária Karen Cyhntia Borges, da Saúde, o objetivo é fazer um trabalho de maneira prática e integrada, e que esse momento é o início dos trabalhos nesta nova gestão, de forma que os 20 enfermeiros que trabalham na ESF conheçam os médicos, e assim o atendimento seja normalizado, tendo em vista que na primeira semana todo o atendimento ambulatorial incluindo consultas médicas foi realizado no Hospital Municipal, sobrecarregando a unidade.

Pedreiras tem 20 equipes da Estratégia Saúde da Família, sendo 15 na sede e cinco na Zona Rural, nos povoados  Sítio Novo, Santa Luzia, Marianópolis, Alto de Areia e São Raimundo, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Sobre as primeiras ações, a secretária destacou que “agora é o momento de organizar os Recursos Humanos, pois a saúde tem vários núcleos e categorias profissionais, e neste momento, a preocupação é adequar o organograma, nomeando os responsáveis por cada departamento, e já na semana que vem tratarmos da estrutura”, afirma Cynhtia.

Um dos pontos que deverá ser enfatizado na nova gestão é o atendimento. “Todos passam por capacitações visando à humanização do atendimento, mesmo assim, consideramos que precisamos melhorar e atingir um ponto aceitável. Não adianta termos uma estrutura de ponta, bons equipamentos, especialidades diversas se não tivermos uma estrutura de atendimento humanizado de respeito, de acolhimento e de vínculo com o próximo. É um pedido pessoal do prefeito Antônio França, que devemos ter esse atendimento humanizado como marca de seu governo, pois é um momento difícil, em que as pessoas se encontram vulneráveis pela dor e pelas dificuldades momentâneas; e a maneira de se atender é fundamental para amenizar o sofrimento dos pacientes”, disse a secretária.







Nenhum comentário:

Postar um comentário