quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO – CASO DO PARTO DE DONA ANTONIA DOS SANTOS


Esclarecendo os fatos. Na última terça-feira (07/02), a senhora Antônia dos Santos, moradora da Rua São João, no Bairro do Engenho, procurou o Hospital Geral de Pedreiras, sentindo dores que indicavam necessidade de trabalho de parto. O médico obstetra estava na sala de cirurgia realizando um procedimento, e a mesma foi atendida por uma acadêmica do curso de medicina, que está estagiando na unidade hospitalar. A mesma atendeu a paciente e a liberou para retornar à sua residência. No entanto, ao chegar em sua casa ela começou a sentir dores, vindo a ter o parto  em ambiente domiciliar.

Após o parto, a direção do hospital foi acionada pelos vizinhos e familiares, então disponibilizou transporte e a reconduziu à unidade para o acompanhamento do caso. Várias versões foram dadas ao acontecimento, tanto por populares quanto pela imprensa local, dentre as quais algumas que constavam que a paciente teria feito o parto em cima de uma moto do serviço de mototaxi e outras versões.
Acompanhando atentamente o caso, a Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde direcionou atenção especial ao caso, e assim a titular da pasta Karen Cynthia, designou o diretor clínico Walber Filho e a diretora geral do Hospital, Elaine Costa Bonfim, para juntos tomarem as providências necessárias.

Após acomodar e dar assistência pós-parto à paciente, os gestores atenderam a imprensa para dar explicações à sociedade. Lamentando o ocorrido, confirmaram o fato, e assumindo o lapso no procedimento. “Felizmente nada de grave aconteceu, mas a acadêmica que atendeu não poderia ter agido desta forma e nós tomaremos as medidas necessárias para que o erro não se repita nem com ela e nem com os demais profissionais que atuam naquela e nas outras unidades de serviços de saúde”.

“Os diretores Walber Filho e Elaine, têm conversado com todos os médicos, enfermeiros, técnicos e atendentes, enfim todos os servidores, no sentido de alertar sobre a forma de atendimento e esse tipo de conduta, mas não tem como antecedermos certas situações. A saúde é um corpo vivo, onde há aparelhos, equipamentos, mas são os recursos humanos que dão vida àquilo tudo, que realmente fazem o trabalho de salvar vidas, então requer uma atenção especial de todos e em regime integral, porque uma escola pode adiar as aulas, mas um hospital não pode adiar um atendimento”, disse.

A secretária ainda explica que, “os profissionais são contratados mediante referências positivas de seus trabalhos, de sua atuação, e que o caso específico partiu de uma acadêmica de medicina, que atua há mais de um ano na unidade, por conta de um convênio com uma instituição, que dá a ela o direito de estagiar, sem ônus para a prefeitura, entretanto nenhum acadêmico pode fazer qualquer procedimento sozinho, tem que ser acompanhado por um profissional já devidamente formado, tem que ser monitorado, então, ela tomou uma decisão importante e infeliz, que estava fora de seu alcance”.

Karen Cynthia ainda explicou como ocorreram os fatos. “A senhora Antônia dos Santos era uma paciente multípara (já teve mais de um filho de parto normal), esse foi o sétimo, e foi orientada a voltar para casa, por orientação desta acadêmica, que alegou que o processo de parto iria demorar. Como a paciente mora em local de difícil acesso de veículos, ao subir o morro, todo o esforço teria acelerado o trabalho de parto, e teve o recém-nascido em casa. Posteriormente foi buscada e levada ao hospital, e tanto ela quanto a criança receberam todos os cuidados necessários e estão bem”.

As medidas
“As medidas administrativas ainda estão sendo tratadas pela direção da casa e pela secretária Municipal de Saúde, para que as providências sejam tomadas, e principalmente para que não volte a acontecer”, explicou o diretor clínico do Hospital Geral, Walber Filho.

Visita de Comissão Vereadores
Na tarde desta quarta-feira (08/02) uma comissão formada pelos vereadores Totinho Sampaio, Didi Motos, Zezinho do Amor e Adonias Quineiro, visitou a paciente no leito, constatando que estava tudo normal. A própria paciente confirmou que está recebendo toda a atenção devida, e disse que o prefeito Antônio França já tinha ido visitá-la pela manhã e constatado que seu estado de saúde, e da criança, estava normal.

Ao final da visita o vereador Totinho Sampaio, falou em nome da comissão. “Ficamos sabendo do caso, procuramos o prefeito, ele nos deu esclarecimentos e viemos fazer uma visita à senhora, que nos disse que está tudo bem, tanto com ela quanto com a criança. Foi uma situação anormal, que esperamos que não venha mais acontecer. Constatamos que pelo Hospital e pela Secretaria de Saúde já estão sendo tomadas todas as providências no sentido de fatos como este não se repetirem”, disse o parlamentar.

Humanização
O processo de humanização do atendimento hospitalar é uma meta deste governo, e isso será cobrado de cada servidor, de forma que o objetivo seja alcançado e possamos ver a população sendo bem tratada. É uma determinação do prefeito Antônio França, pois entende que no momento da dor é quando mais precisamos de carinho e acolhimento por parte de todos que fazem parte do governo, e de forma ainda mais especial, das equipes de saúde pública.




  * a foto foi autorizada pela paciente Antônia dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário