quinta-feira, 30 de março de 2017

EQUIPES DA SAÚDE SE REUNEM PARA TRAÇAR AÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPT



Depois da coleta do LIRAa-Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypt, realizado no início de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SAMUS) constatou que alguns bairros de Pedreiras estão com índices elevados das larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chinkungunya e Zica Vírus. Diante dessa situação, a equipe da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica reuniu na manhã desta quarta-feira (29/03), coordenadores e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Agentes Comunitários de Saúde e o cartógrafo, José Costa, que fizeram um mapeamento por zona para diagnosticar com exatidão a situação da cidade.

"Iniciamos essas etapa de atividades desde o dia 20, então se trata de uma parceria importante principalmente no controle da dengue e doenças que estão relacionadas aos vetores, a coordenadora da Atenção Básica se colocou a disposição para colaborar conosco, sem essa parceria não seria possível o controle de vetores. Estamos preocupados com alguns bairros que aumentaram o índice, como São Francisco, Engenho, Goiabal e Vila das Palmeiras, nós vamos desenvolver várias ações de controle, temos um calendário em que todos os setores da saúde estão unidos para o combate a dengue”, disse João Andreza, coordenador do Núcleo de Vigilância e Controle de Doenças.

A partir da próxima semana serão realizadas ações de educação e saúde nas UBS e nas escolas, porque, segundo a equipe, a maioria dos focos está na casa do cidadão, nos reservatórios de água, e é necessário que haja essa mudança de comportamento em relação a essas famílias, e não depende apenas da visita dos agentes de controle de endemias, mas também de um trabalho junto às famílias sobre o que eles devem fazer para que não tenham em suas casas um foco do Aedes Aegypti.


A coordenadora da Atenção Básica, Edinete Carvalho, confirma a necessidade do combate ao mosquito. "Nós estamos em parceria com a equipe da Vigilância Epidemiológica, toda a sociedade precisam estar atentos e em parceria. Na saúde estamos juntando forças para combater esse vilão que é o mosquito Aedes Aegypti. Anteriormente tivemos uma capacitação para remapeamento das áreas e estamos nos reunindo agora para a organização das ações, pois temos áreas que estão descobertas e que precisam da intensificação destas ações. Têm muitas ruas novas, loteamentos que estão sem o devido acompanhamento em nosso sistema e para isso precisamos nos reorganizar", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário