quinta-feira, 6 de abril de 2017

ESCLARECIMENTOS SOBRE O CONVÊNIO DA PREFEITURA DE PEDREIRAS COM A ASANEFRON

A ação judicial envolvendo a Prefeitura de Pedreiras e a Clínica de Hemodiálise de Pedreiras – ASANEFRON, que presta serviços de saúde pública com atendimento a pacientes do SUS portadores de enfermidades que necessitam de tratamento de TRS – Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise, tanto da cidade de Pedreiras como em toda a região do Médio Mearim não é uma ação contra a administração, mas se trata de uma estratégia de “judicialização” para legitimar o pagamento para a empresa prestadora de serviços.

Atendendo pelo SUS, por meio de um convênio federal, em que o pagamento era efetuado do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde, e assim sendo, os repasses eram dificultados pela lentidão dos processos, a partir de dezembro de 2016 essa parceria foi municipalizada. 

Segundo o administrador da ASANEFRON, Pedro Batista Ribeiro Filho, com a mudança de gestão, haveria a necessidade de um processo licitatório para efetivar o novo convênio, que foi devidamente providenciado junto à Prefeitura Municipal por meio da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

A CPL da Prefeitura de Pedreiras reconhece que houve a procura, mas que, por pendências de parte da documentação da empresa, o processo não pôde ser concluído em tempo hábil para pagamento imediato das parcelas em atraso. Em decorrência disso, foi acordado entre as partes, através da assessoria jurídica da prefeitura, que deveriam acionar o Ministério Público para provocar a “judicialização”, o que legitimaria o pagamento das parcelas em atraso por parte de administração municipal. Desta forma o prefeito e os representantes da clínica foram à promotoria e efetivaram a ação. Sem esse mecanismo judicial o prefeito não teria respaldo legal para efetuar o pagamento.

A CPL já adiantou que a licitação está praticamente concluída, faltando apenas a publicação dos extratos para a consolidação do convênio. Entretanto, as parcelas anteriores ao processo licitatório, ainda sofrerão ações judiciais semelhantes à primeira para a devida efetivação do pagamento.

Fica, portanto, esclarecido que a Prefeitura de Pedreiras em nenhum momento nesta gestão se recusou a fazer os repasses, mas que houve um acordo entre as partes para que fosse “judicializado” o processo e assim legitimar os pagamentos, de forma a não criar impasses futuros na prestação de contas do município junto aos Tribunais de Contas.

A Clínica de Hemodiálise de Pedreiras – ASANEFRON atende cerca de 90 pacientes de toda a região do Médio Mearim, dos quais 25 são do município de Pedreiras. Os serviços não foram paralisados em nenhum momento, e os atendimentos estão devidamente normalizados.

Transporte de pacientes
Para fazer o deslocamento de pacientes renais que não possuem meio de transporte próprio e estão “acamados”, a Prefeitura de Pedreiras contratou os serviços de um veículo, que faz o deslocamento dos pacientes para fazer a hemodiálise. O mesmo tipo de serviço também está sendo oferecido aos pacientes do Centro de Fisioterapia de Pedreiras.

Com muita responsabilidade e comprometimento, o prefeito Antônio França está melhorando as condições de atendimento à população de Pedreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário