sábado, 1 de abril de 2017

FEIRA DO MEIO AMBIENTE CONSCIENTIZA POPULAÇÃO SOBRE O USO ADEQUADO DA ÁGUA


O dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), vêm realizando ao longo deste mês uma programação voltada para a conscientização do uso desta grande riqueza. E para encerrar o primeiro ciclo, foi realizada nesta sexta-feira (31/03) A Feira da Água, na sede do CRESSUPE.

Numa parceria com a Secretaria Municipal da Educação e as escolas municipais, foram desenvolvidos vários projetos com abordagens variadas sobre o uso da água. Os trabalhos foram realizados pelos alunos das unidades de ensino da Rede Municipal, com o acompanhamento da equipe da SEMMA, sob a coordenação da bióloga Francisca Santos.

Na culminância do projeto, vários trabalhos foram expostos com as devidas explicações técnicas para o público, o que fez a feira ser um grande atrativo para a população de Pedreiras, que é banhada pelas águas do Rio Mearim. No final, cada gestor de escola recebeu uma muda de planta para adotar uma árvore, entregues pelo secretário do Meio Ambiente, Simão Reis e o corpo técnico da pasta.

Ainda este mês já tinham sido realizadas outras ações como o projeto "MAIS ÁGUA, MAIS VIDA", que teve inicio com uma caminhada da praça do Cinquentenário até as margens do Rio Mearim, no dia 22 de março, com estudantes, professores, gestores e supervisores das escolas de Pedreiras. Já no dia 23 foi realizado  o I Seminário com o tema “Mais Água, Mais Vida”, com palestras do membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Wílton Lopes, com os seguintes temas: "A importância da Sustentabilidade da água nos dias de hoje" e "O uso racional da água na agricultura".

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.


*com colaboração de Francisco Emmanuel, da Secretaria do Meio Ambiente















Nenhum comentário:

Postar um comentário