terça-feira, 11 de abril de 2017

PREFEITO AVALIA 100 DIAS DE GOVERNO E PROJETA FUTURO EM ENTREVISTAS À IMPRENSA PEDREIRENSE


“Não fui eleito para lamentar, mas para resolver”. Com essa afirmativa, o prefeito Antônio França deu início à sua entrevista ao comunicador Klebinho Branco e equipe do Tribuna 101, do Sistema Cidade de Comunicação, na manhã desta terça-feira (11/04), marcando uma espécie de prestação de contas à população dos seus primeiros cem dias à frente do executivo municipal. Em seguida, o gestor dirigiu-se à TV Difusora Pedreiras, onde foi recebido em estúdio pelo apresentador do J9 Notícias, Coutinho Neto.

Nas duas entrevistas, a mesma humildade e firmeza nas suas colocações. Antônio França falou abertamente dos problemas, de sua força de vontade de superá-los, reafirmando o compromisso de trabalho para o desenvolvimento de Pedreiras.

Perguntado qual o setor mais complicado nestes 100 dias, o gestor traçou um diagnóstico apresentando a saúde, que é regionalizada; ruas esburacadas, loteamentos construídos sem estrutura e o período chuvoso, como preocupações iniciais, levando em consideração que a infraestrutura não estava boa quando recebeu o governo e não tem como fazer serviços permanentes e definitivos por conta das licitações e também pelo período de chuvas em que os problemas estruturais se agravam e só se pode fazer paliativos.

O prefeito acrescentou que o setor de limpeza pública está em processo de licitação, e assim como as do setor de saúde, foram ambos levados à justiça pelos questionamentos das empresas participantes dos certames.

Falando sobre a saúde, o prefeito citou a aquisição da ambulância, fruto de parceria com o deputado Fábio Macêdo, e enfatizou que outra ambulância está sendo licitada e ainda existem outras que estão em oficinas para conserto, e que Pedreiras brevemente contará com cinco ambulâncias servindo ao Município, com uma delas exclusivamente para a região de Marianópolis.

Uma base para o SAMU, emenda do deputado Vinícius Louro e a construção do Hospital Regional e do Hospital Municipal também foram destacados como prioridades de seu governo.

Na área da educação, o prefeito citou avanços na merenda escolar, embora recentemente tenha ocorrido um fato isolado, amplamente divulgado, de que a alimentação não era de boa qualidade. “Temos merenda escolar da melhor qualidade, com o acompanhamento de profissionais capacitados e comprometidos sendo servido desde o primeiro dia letivo”, garantiu o prefeito.

De fato, houve um dia que só foi servido biscoito, por conta de problemas nos liquidificadores, que já foram consertados. Outros liquidificadores estão sendo adquiridos para que o ocorrido não se repita.

Pagamento de funcionários da gestão anterior
Antônio França explicou que já pagou os garis na semana passada. “Eles trabalharam até o último dia do governo passado e não podiam ficar sem receber, então fizemos um acordo com a empresa que era prestadora dos serviços e acertamos o pagamento, de maneira que eles receberam pelo seu trabalho, que era uma das minhas maiores preocupações”, disse.

Em relação aos outros servidores, o gestor garantiu que está buscando meios legais para efetuar o pagamento, mas que fará de forma seletiva, e pagará aqueles que realmente tenham trabalhado. Há ainda os cargos comissionados, em que fará defesa judicial. O gestor disse preferir manter em sigilo por enquanto.

Mas ele reconhece que não vai tirar direitos de ninguém, e cumprirá as determinações da justiça, entretanto não teria como pagar sem haver legalidade, porque prejudicaria suas prestações de contas futuras.

Segurança e Trânsito
O prefeito defendeu a criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, e disse que é fundamental para conseguir recursos federais e parcerias com o Governo do Estado nesta área. Ele afirmou que está sendo preparado um projeto que fará grandes mudanças no trânsito criando mais estacionamentos, organizando o fluxo de veículos e melhorando o tráfego.

Uma avenida perimetral está sendo projetada, junto com uma segunda ponte sobre o Rio Mearim, que desafogará o centro da cidade. Comentando sobre a liberação do Governo do Estado para a viabilização da obra, ele disse, “sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que muita gente sonha é realidade”, referindo-se à parceria com o secretário Estadual de Industria e Comercio, Simplício Araújo, que se empenha na construção desta segunda ponte. “O fluxo seria por fora da cidade, e com isso, haverá a criação de novos bairros e nova estruturação urbana”.

Realocação de feirantes e regularização das vias públicas
Antônio França esclareceu que o trabalho iniciado no Mercado Central está apenas começando e que terá continuidade, sendo ainda ampliado. “Não fui eleito para continuar, mas para fazer as mudanças necessárias. Hoje quem é contra, amanhã estará a nosso favor, quando a cidade estiver organizada como deve ser”, disse.

Haverá mudanças em relação a descarregamento de cargas em qualquer horário, calçadas ocupadas, e tudo o que estiver na irregularidade. No caso do Mercado Central, ele disse que muitos venderam ou alugaram seus pontos e voltaram a ocupar as ruas, mas que não pretende tirar o ganha-pão de ninguém, e todos terão seus espaços adequados para trabalhar sem ocupar as vias públicas, citando que as irregularidades partiram de atos de outros gestores. “Até mesmo a base que seria ocupada pela Polícia Militar para fazer a segurança, eles cederam para uma lanchonete”, afirmou. Mas ressaltou que ninguém será prejudicado, porque todos serão realocados para outros espaços para continuarem trabalhando pelo seu sustento.

Débitos X Renegociações
O prefeito afirmou que ao receber a prefeitura, havia pouco mais de 900 mil reais em conta, decorrente da repatriação, e que só havia sido deixado porque a justiça tinha bloqueado estes recursos, e por outro lado, recebeu da gestão anterior mais de 2 milhões e 400 mil reais (2,4 mi) em despesas a pagar.

O gestor renegociou ainda débitos anteriores no valor de 350 mil reais com a CEMAR, 1 milhão e 60 mil reais com a CAEMA, além de aluguéis e outras pendências.  Ele esclareceu ainda que recebeu ontem (10/04) precatórios de mais de 2 milhões e 700 mil reais, para resolver no prazo de cinco dias.

Iluminação pública
Antônio França explicou que recebe mensalmente uma média de 50 mil reais pela taxa de iluminação pública, que é cobrada na conta do consumidor, e está licitando a empresa que prestará este serviço. |O gestor garantiu que mesmo o recurso sendo pouco, é possível resolver o problema, e que é só uma questão de tempo.

Emendas parlamentares
O prefeito citou as emendas do deputado Zé Carlos para aquisição de um aparelho Raio X, um de Ultrassonografia, Poço Artesiano para o povoado Caiçara. Outra emenda está sendo sinalizada pelo deputado Weverton Rocha, que já entregou o kit do Conselho Tutelar, o deputado Vinícius Louro está acenando com uma emenda de 100 mil reais para a ponte de Santa Edwiges e 80 mil para a construção de uma rampa; o deputado Alberto Filho, com outros 900 mil para recuperação de estradas vicinais; Pedro Fernandes com 1 milhão para compra de equipamentos e outros.
Há ainda outras emendas do deputado Zé Carlos sendo viabilizadas.

Laboratório Central 
Há problemas de atrasos de alguns serviços decorrentes da licitação, considerando que a demanda é muito grande por exames, mas o prefeito garantiu que dentro de aproximadamente 15 dias estará com atendimento normalizado.

Pagamento dos Caçambeiros
Antônio França reconheceu o esforço de cada um em colaborar, pois mesmo com o atraso de pagamentos, decorrente dos processos de licitação, todos continuam trabalhando normalmente, e disse que está programando uma reunião com todos para busca de soluções para efetuar estes pagamentos.

Planejamento para acertar
Nas suas entrevistas, o prefeito pontuou em vários momentos o desejo de fazer uma gestão planejada, com as devidas cautelas, profissionalizando a gestão pública, capacitando sua equipe com o objetivo de acertar e fazer a administração que o povo de Pedreiras precisa e merece.

“Se eu tivesse satisfeito com o nosso governo eu estaria sendo irresponsável”, afirmou Antônio França, garantindo que não faltarão esforços para administrar e deixar um legado de trabalho para as futuras gerações.

O prefeito ainda respondeu a perguntas variadas de cidadãos, através de ligações e recados deixados aos comunicadores, mas sustentou em todos os momentos, a sua vocação de ouvir, de aceitar as críticas, pois segundo França, elas o ajudam a governar melhor e acertar.

Nas oportunidades, ainda elencou algumas realizações de sua gestão nestes primeiros 100 dias de governo, destacando as realizações de recuperação de estradas, limpeza de bueiros e igarapés, operação tapa-buracos, aquisição da ambulância e várias outras ações que demonstram sua vontade de trabalhar, mas avaliou que ainda é muito cedo para fazer algo mais volumoso porque não houve tempo para isso, e pediu paciência, porque tem a certeza de que fará o trabalho que se propôs durante sua campanha, que é melhorar a vida do povo de Pedreiras, desenvolver a cidade e fazer ações e obras que o município precisa.

Nas entrevistas, o prefeito esteve sempre acompanhado do vice Everson Veloso, que fez questão de ressaltar a união do grupo e o trabalho em equipe. O secretário de Articulação Política e Assuntos Institucionais, Allan Roberto, também acompanhou, e em vários momentos opinou e corroborou com as colocações do prefeito. 

O prefeito foi também acompanhado de secretários, assessores e vereadores.













Nenhum comentário:

Postar um comentário