quarta-feira, 5 de abril de 2017

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE PARTICIPA E FAZ PALESTRA SOBRE BACIAS HIDROGRÁFICAS EM PINDARÉ MIRIM


Pindaré Mirim sediou nesta terça-feira (04/03) a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim (CMHRM). O secretário Municipal de Meio Ambiente, Simão Reis esteve no encontro, acompanhado do fiscal ambiental Nivaldo Bispo. Foram discutidos na pauta vários planejamentos de ações ligadas às questões ambientais, principalmente com referência às bacias hidrográficas e plano de trabalho do CBHRM.

A votação do Edital de Convocação das eleições da nova diretoria, homenagem póstuma ao ambientalista Benedito das Mercês (Tibe) vitima de acidente automobilístico, foram pontuados na reunião que ainda teve a exibição de um vídeo sobre rio Mearim, tendo como fundo musical as obras do compositor pedreirense Poeta João do Vale.

As políticas públicas sobre meio ambiente, principalmente o programa Maranhão Verde, um incentivo financeiro do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, que destinará o valor de 310 reais por família cadastrada. O encontro teve ainda a presença do secretario estadual do Meio Ambiente, Marcelo Coelho.    
                    
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Simão Reis proferiu palestra sobre a intervenção e a adesão à bacia hidrografica do Rio Mearim, e discutiu também em relação às matas ciliares das margens dos rios.     
                 
Na oportunidade foram apresentados diversos planos de ação sobre a educação ambiental, e para finalizar foram discutidas as condições da Barragem do Rio Flores, onde foi sugerida pelos membros do Comitê o repasse das responsabilidades de manutenção para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf.

Bacia Hidrográfica do Rio Mearim
A bacia hidrográfica do rio Mearim possui uma área de 99.058,68 km², correspondendo a 29,84% da área total do Estado. Sendo a maior entre todas as bacias hidrográficas do Estado. O rio Mearim, nasce na serra da Menina, entre os municípios de Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras e São Pedro dos Crentes, em altitude de aproximadamente 650 m, onde recebe a denominação de ribeirão Água Boa, seguindo um longo trajeto na direção Sudoeste-Nordeste, até Esperantinópolis, onde após receber as contribuições do rio Flores, direciona-se para o Norte, até desembocar na baia de São Marcos, entre São Luís e Alcântara. Todo esse percurso ocorre em cerca de 930 km de extensão. O rio Mearim tem como principais afluentes o rio Pindaré e o rio Grajaú. O rio Pindaré deságua no rio Mearim a cerca de 20 km da sua foz. No caso do rio Grajaú, este flui para o rio Mearim por meio do canal do Rigô encontrando o Mearim na área do Golfão Maranhense.

*com colaboração de Francisco Emanuel, da SEMMA







Nenhum comentário:

Postar um comentário