quarta-feira, 12 de julho de 2017

PREFEITURA DE PEDREIRAS É PARCEIRA NA II SEMANA ESTADUAL DE VALORIZAÇÃO DA MULHER



Mulher é para ser respeitada. Com esse slogan, o Tribunal de Justiça em parceria com as Prefeituras de Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos e parceiros, deram início na manhã desta terça-feira (11/07), as ações da II Semana Estadual de Valorização da Mulher. As atividades serão nos dias 11, 12 e 13 de julho. De acordo com informações da juíza Larissa Tupinambá, titular da 3ª vara de Pedreiras, será apresentada uma ampla programação para valorização e retomada da autoestima das mulheres e conscientização, como a carreta da mulher com mamografia e preventivo, Viva Cidadão com emissão de RG, CPF, sem custos.

 O ato inicial foi uma carreata pelas ruas de Pedreiras e Trizidela do Vale, que começou na “Santinha”, entrada da cidade de Pedreiras, com o percurso na Avenida Rio Branco até a Praça de Eventos de Trizidela do Vale, onde acontecem as ações.

Durante a carreata, motos e carros acompanhados da Polícia Militar, ergueram bandeiras com o tema da ação “Mulher é para ser respeitada”, chamando atenção das pessoas por onde passaram. Para dar início a solenidade de abertura da ação, a orquestra FC Oliveira, de Codó, fez a abertura do evento.  

Na ação estão sendo realizadas consultas médicas, odontológicas, exames como mamografia, ultrassom, endoscopia, além de distribuição de kits para a higiene bucal, emissão gratuita de documentos, o cartório fazendo o atendimento para a segunda via da certidão de nascimento, atendimento jurídico, psicológico, fisioterapeuta, tenda da beleza, palestras e cursos com a discussão do tema.

“Estou muito feliz, minhas expectativas estão superadas, porque temos como parceiros são prefeituras solidárias e sensíveis a essa causa e todas as vezes que propomos ações em prol do bem comum eles nos apoiam ativamente. O propósito dessa ação é o empoderamento da mulher, permitir que ela saia do ciclo de violência, onde estamos focando a conscientização de agressores e de possíveis agressores”, ressaltou a juíza Larissa Tupinambá.

“Essa ação é de grande importância, tendo em vista que a própria justiça é a casa mãe para receber todos os dados das mulheres que sofrem de violência, onde determina qual será a punição desses agressores. A Prefeitura de Pedreiras como as demais, acolheram e acolhem toda essa demanda da ação da justiça, e desde janeiro que o governo ‘Honra e Trabalho’ vem desenvolvendo ações de combate a esse tipo de violência e sempre temos o grande apoio do prefeito Antônio França, onde trabalhamos juntamente com outras secretarias, prioritariamente acompanhando as mulheres vítimas de algum tipo de violência”, explicou Janne Glêb, secretária Municipal de Políticas para Mulheres de Pedreiras.

O prefeito Antônio França é um parceiro desta ação. “Uma iniciativa importantíssima voltada para as mulheres, quero parabenizar os idealizadores e parceiros, que estão juntos em prol da nossa sociedade. Esta ação tem por finalidade dar apoio a saúde de várias formas, pois as mulheres têm um papel especial e fundamental em nossa sociedade e juntos como gestores e poder judiciário estamos aqui para amparar as mulheres que precisam do nosso apoio”.

A violência física é umas das que mais acontecem com as mulheres. Em 2016, cerca de 4,4 milhões de mulheres foram violentadas fisicamente no ano. De acordo com dados, 40% das mulheres com mais de 16 anos sofreram assédio dos mais variados tipos em 2016, onde 20,4 milhões que corresponde a 36% das vítimas receberam comentários desrespeitosos ao andar na rua; 5,2 milhões (10,4%) foram assediadas fisicamente em transporte público e 5% delas correspondente 2,2 milhões de mulheres foram agarradas ou beijadas sem o seu consentimento, a maioria das vítimas são jovens de 16 a 24 anos e principalmente mulheres negras.

Serviços:
Espaço da Beleza com cabeleireiros, maquiadores e designer de sobrancelhas;

Espaço Saúde com consultas médicas, odontológicas, ultrassonografia, endoscopia e distribuição de kits de higiene bucal;


Espaço Lúdico com pula-pula, algodão doce, pipoca, monitores e desenhos para colorir para as mães deixarem as crianças enquanto desfrutam das atividades.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário