quinta-feira, 6 de julho de 2017

REUNIÃO DO CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL APROVA ACESSUAS TRABALHO


O Conselho Municipal de Assistência Social se reuniu nesta terça-feira (04/07), e na oportunidade foram discutidos vários assuntos de interesse das políticas de assistência social no município.

A assistente social Sabrina Gennef apresentou a proposta de repactuação do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), sendo aprovado pelos presentes. A secretária Municipal de Assistência Social, Socorro Rios, presidiu a reunião, que contou, além dos conselheiros, com a participação da coordenadora do CRAS, Julianna Safira e de Francisco Rogério Sousa (Rogério do PT).



Programa
 O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), pactuado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), nos termos da Resolução CNAS nº 18/2012, alterada pela Resolução CNAS n° 25/2016, materializa a participação da política de assistência social no acesso ao mundo do trabalho, conforme definido na Resolução CNAS n° 33/2011.

O objetivo do Programa é promover o acesso dos usuários da Política Nacional de Assistência Social ao mundo do trabalho. Busca a autonomia das famílias e dos usuários da Política de Assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Dessa forma, promove ações articuladas com as políticas setoriais, com o objetivo de mapear as oportunidades no território; identifica, mobiliza, sensibiliza e encaminha os usuários para o acesso ao Programa; integra as ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF); realiza oficinas temáticas para o desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho; trabalha o reconhecimento de potencialidades, saberes e áreas de interesse em relação ao mundo do trabalho; monitora os percursos dos usuários no mundo do trabalho integrado aos serviços do SUAS e registra as ações como forma de acompanhar as atividades realizadas.

Repactuação do Programa Acessuas Trabalho
O Conselho Nacional de Assistência Social aprovou a repactuação de metas do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do trabalho (Acessuas Trabalho). Conforme estabelecido na Resolução CNAS n° 03, de 19 de abril de 2017, o ajuste das metas de execução do Programa deverá ser feito por todos os municípios com saldo de recursos financeiros igual ou superior a mil reais, no respectivo fundo de assistência social, em 31 de março de 2017.


Durante reunião no dia 6 de abril de 2017. O programa foi instituído pela Resolução nº 18, de 24 de maio de 2012, com as alterações da Resolução nº 25, de 15 de dezembro de 2016, do CNAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário