segunda-feira, 21 de maio de 2018

PROJETO CRIANÇA AMIGA DA NATUREZA TRABALHA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DA ESCOLA JANOCA MACIEL



A importância da preservação do Meio Ambiente, a partir de hábitos simples como não rasgar as folhas dos cadernos, e destacando ainda o dever de manter vivo o Rio Mearim, uma das maiores riquezas naturais da nossa região. Foi nesta perspectiva que os estudantes do 4º ano da Unidade de Ensino. Janoca Maciel, realizaram a primeira etapa do Projeto “Criança Amiga da Natureza”, coordenado pela professora Ester de Sá Barreto.

Na culminância da primeira etapa dos trabalhos do projeto, nesta sexta-feira (18/05), estiveram presentes o secretário Municipal de Meio Ambiente, Simão Reis; o presidente de Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, José Filho; e o poeta e escritor Samuel Barreto, que presenteou a direção da escola com um livro de poesias se sua autoria e com o DVD do Show da Golada Pra o Brasil.

O projeto "Criança Amiga da Natureza" visa levar ao conhecimento sobre a sustentabilidade e meio ambiente aos alunos, de forma que se tornem não apenas partícipes, mas também multiplicadores nas ações de preservação ambiental.

Durante o evento, foram exibidos vídeos chamando à atenção dos alunos que conheceram de perto a importância do Rio Mearim, sua nascente, extensão e a forma como o homem vem contribuindo com assoreamento e desmatamento às suas margens, bem como a valorização da água para a vida humana.

"Esse projeto é educativo e importante. Muitas vezes rasgamos as folhas de papéis dos nossos cadernos, e com isso, além de o nosso caderno não durar muito, prejudicamos o meio ambiente. Então pretendemos continuar com essa ação, levá-la ao conhecimento dos colegas de outras turmas da escola e também da comunidade, para que possamos, juntos, preservar a nossa natureza", destaca a estudante Lara Emile.
O aluno Pedro Henrique, conclama para os cuidados com o Meio Ambiente. "Vamos cuidar da nossa natureza, porque ela é muito importante para a nossa sobrevivência. Então vamos preservar o meio ambiente e uma das maneiras de fazer isso, é não desperdiçar as folhas de papel dos nossos cadernos, pois muitas árvores foram derrubadas para que eles chegassem até nós", enfatizou.

Ester Barreto, professora da turma considera muito importante o projeto. "A iniciativa desse projeto surgiu para mobilizar as crianças para que elas não estraguem as folhas de papel de seus cadernos, pois antes ao final do dia, os cestos de lixo ficavam cheios, e isso não prejudica apenas o meio ambiente, mas também os pais dos alunos, que gastam comprando cadernos para seus filhos. Esse projeto está organizado em três etapas: a primeira é esta, onde trabalhamos a conscientização das crianças dentro da sala de aula; a segunda, eles irão trabalhar a conscientização ambiental dos coleguinhas das outras turmas da escola e a terceira, onde iremos trabalhar a conscientização e mobilização da sociedade do bairro da escola, para que possamos ter futuros cidadãos e cidadãs conscientes e que cuidem da natureza", finalizou.

*com a colaboração de Sandro Vagner (Blog do Sandro Vagner)












Nenhum comentário:

Postar um comentário