segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

SEMANA "PEDREIRAS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI" INICIA NO PARQUE DAS PALMEIRAS



A Prefeitura de Pedreiras por meio da Vigilância Epidemiológica órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outras secretarias promove a “Semana Pedreiras no Combate ao Aedes Aegypti”, no período de 10 a 14/12, realizando intensas atividades educativas no município.

Com a chegada do período chuvoso a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti aumenta e com isso o risco de várias doenças transmitidas por esse vetor como a dengue, zika, chikungunya.

Durante toda a semana serão desenvolvidas diversas atividades práticas do combate ao mosquito Aedes aegypti em todos os bairros da cidade. Nesta segunda-feira (10/12), o trabalho teve início no Parque das Palmeiras, um bairro estratégico que apresentou um índice de infestação elevado no último LIRAa.

Todo o trabalho está acontecendo em parceria com outros órgãos setoriais da Secretaria Municipal de Saúde, como a Vigilância Sanitária, Estratégia de Saúde da Família a Vigilância Epidemiológica, além do apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo. No primeiro “Mutirão Pedreiras no Combate ao Aedes aegypti”, foi realizado busca ativa dos focos do mosquito e possíveis criadouros, distribuição de panfletos informativos e repelente, limpeza de logradouros públicos, recolhimento do lixo, ações consideradas fundamentais no combate ao mosquito.


A semana terá seu ponto alto no dia 14/12, na Praça Correia de Araújo, com a  exposição “Pedreiras no Combate ao Aedes aegypti”, no período da manhã; e à noite acontecerá o encerramento na Praça do Jardim com uma série de atividades lúdicas para as crianças.

Programação da Semana.
Dia 10/12/2018 – Abertura.
Primeiro mutirão: Pedreiras no Combate ao Aedes aegypti.
Bairro Parque das Palmeiras - Realização de visitas domiciliares orientando a comunidade, busca ativa de focos para eliminação dos mesmos, distribuição de kits contendo repelente + hipoclorito + panfleto informativo, recolhimento de lixo das ruas, orientação para limpeza regular dos quintais.

Dia 11/12/2018.
Projeto “Mosquitérica” nas escolas. Execução do projeto em 4 escolas atendidas pelo PSE como plano piloto.

Dia 12/12/2018
Segundo mutirão: Pedreiras no Combate ao Aedes aegypti.
Bairro do Engenho - Realização de visitas domiciliares orientando a comunidade, busca ativa de focos para eliminação dos mesmos, distribuição de kits contendo repelente + hipoclorito + panfleto informativo.

Dia 13/12/2018
Terceiro mutirão: Pedreiras no Combate ao Aedes aegypti
Bairro do Goiabal – Realização de visitas domiciliares orientando a comunidade, busca ativa de focos para eliminação dos mesmos, distribuição de kits contendo repelente + hipoclorito + panfleto informativo, recolhimento de lixo das ruas, orientação para limpeza regular dos quintais.

Dia 14/12/2018.
Exposição: Pedreiras no Combate ao Aedes aegypti - Praça Correia de Araújo, pela manhã.
LIRAa; Desenvolvimento do trabalho de campo; Detecção de possíveis criadouros do mosquito; Mapeamento das áreas de maior risco no município; Equipe de reciclagem; Stand da entomologia.

Noite.
Encerramento da Semana: Pedreiras no Combate ao Aedes aegypti, na Praça do Jardim.
Uma ação voltada para a comunidade em geral com foco nas crianças.
Jogos educativos voltados para a temática do combate ao mosquito Aedes aegypti; Oficina de pintura; Cineminha na Praça com vídeos educativos; Músicas com a temática do combate ao mosquito Aedes aegypti; Teatro.

*com a colaboração de Marcos Vale, da SEMUS.










Nenhum comentário:

Postar um comentário