quinta-feira, 22 de agosto de 2019

TRABALHO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA REDUZ ÍNDICE DO LIRAa EM PEDREIRAS



Pedreiras alcançou menor índice de LIRAa desde o início do levantamento. É o resultado de um trabalho árduo de acompanhamento, controle e combate ao Aedes Aegypt pela Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica. Na terceira etapa do LIRAa/2019, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, o índice apresentado foi de 2.0 com uma redução de 1.5 em relação ao  levantamento anterior. Esse índice coloca o município na situação de médio risco.

Durante o ano todo é preciso realizar ações de combate ao Aedes Aegypti para que sejam evitadas doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Pensando em dar suporte aos gestores municipais que facilitem as tomadas de decisão e criar estratégias para combater o mosquito, é que surgiu, em 2003, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, o LIRAa.

A ideia inicial era fazer o levantamento apenas no período que antecede o período chuvoso, época com maior chance de proliferação do mosquito, entretanto, ao longo dos anos de trabalho, foi identificada a necessidade de prevenção o ano todo, já que mesmo em épocas em que a proporção do vetor é menor, como a seca, o mosquito se reproduz.

“O LIRAa é muito importante, porque permite descobrir como está a situação do município em uma semana, e também identificar quais os bairros mais críticos e quais depósitos de focos são predominantes na área”, explica o coordenador João Andreza Filho.

Centro, Mutirão e São Francisco são as localidades onde há maior índice de infestação, em que as ações serão intensificadas. Mais de 92% das larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontradas em reservatórios como tanques e caixas d’água alocadas no chão, e 7% encontrada no lixo como copos descartáveis, latinhas de sardinha e etc.

O trabalho do agente, além de fazer a vistoria, também é de conscientização da população. “É primordial a orientação e o apoio de toda a população. O ACE visita sua área a cada dois meses, mas as pessoas estão ali todo dia, então esse envolvimento no combate é extremamente importante, cada morador precisa ter consciência da importância de manter seu reservatório de água devidamente coberto, que o lixo precisa ser acondicionado de forma correta e entregue para a equipe de limpeza pública, nunca jogado na rua ou descartado em terrenos baldios”, destaca Elza David, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário