quinta-feira, 15 de agosto de 2019

PREFEITO DE PEDREIRAS PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE OS DEPENDENTES QUÍMICOS



Resolver a situação dos dependentes químicos da região da “Feira do Peixe”, buscando formas eficazes de assistência, foi o assunto tratado numa reunião convocada pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras, Marco Adriano Fonsêca, que contou com a presença do prefeito Antônio França, secretários, do delegado Jânio Pacheco, líderes religiosos e movimentos sociais.

A reunião foi uma sugestão do secretário de Segurança e Trânsito, Rodrigo Assaiante; do procurador do Município de Pedreiras, Pedro Edilson e do Pastor Augusto, da segunda igreja Batista, que mantém um projeto social relevante com os dependentes químicos.

“O prefeito convocou para um trabalho com o objetivo de buscar solução para este problema, conversamos com o Dr. Pedro Edilson e articulamos essa reunião com Dr. Marco Adriano, que foi muito proveitosa, chegamos a um objetivo comum, e assim vamos trabalhar para cumprir a nossa meta de dar assistência e promover um trabalho social juntos a eles”, disse o secretário de Segurança e Trânsito, Rodrigo Assaiante.

A coordenadora do CAPS AD, Sabrina Barros, disse que a saída é a implantação de um serviço nos moldes do “Consultório na Rua”, que já existe no Ministério da Saúde, embora não comtemple Pedreiras, devido à faixa populacional do município que fica abaixo do que preceitua o projeto. “Saímos daqui com a proposta de fazermos o nosso próprio ‘Consultório de Rua’, em que uma equipe atua nas áreas de vulnerabilidade social com abordagem, consulta e tratamento desse público, fazermos uma grande parceria de muitas mãos para propiciar tratamento e recuperação destes pacientes”, disse.

O juiz Marco Adriano disse que convocou a reunião para dar início a atividades integradas. “Fico feliz com a presença do prefeito Antônio França e dos secretários que apresentaram aqui ações neste sentido de atendimento aos dependentes químicos, assim ficou definida a criação de um Comitê Municipal com a participação das secretarias, que formularão as políticas públicas; o judiciário e as polícias estarão dando suporte ao trabalho”, explicou.

“Foi uma reunião para unirmos esforços, pois muita gente acha que é o prefeito que tem que resolver tudo, e a maioria acha que é chegar e prender, bater, expulsar dali, e sabemos que não é assim que funciona. Todos os que estão ali tem família, tem sentimentos, corre sangue em suas veias, e assim, nós que felizmente estamos fora do submundo das drogas temos vários problemas, imagine quem está lá”, frisou o prefeito Antônio França.

Ele ainda complementou que, “temos que fazer um trabalho sério de abordagem e acompanhamento, chamar a polícia não para prender, mas para dar apoio porque tem grande vivência neste sentido e muito contribui, então não é uma questão só das drogas, é uma ampla questão social e precisamos trabalhar nesta perspectiva, dar amparo com profissionais como psicólogos, assistentes sociais e outros. Prender não resolve, o que precisamos é somar forças, independente de partido político ou qualquer outra coisa, pois essa responsabilidade é de todos”, finalizou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário