quinta-feira, 16 de março de 2017

SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ABRE SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA



A Secretaria Municipal de Assistência Social está abrindo as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 2017. Na manhã desta quarta-feira (15/03) foi realizada a abertura para o núcleo de Convivência dos Idosos; nesta quinta-feira (16/03), foi iniciado para o núcleo de 7 a 14 anos (correspondendo ao antigo PETI); nesta sexta-feira (17/03), será realizada a cerimônia de início das atividades para o núcleo de 14 a 17 anos (correspondendo ao antigo Projovem).

O SCFV, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais,  é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). E foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.

Durante a abertura das atividades do Centro de Convivência dos Idosos, a coordenadora, Cícera de Maria, explicou que as atividades de fato já iniciaram antes mesmo da abertura oficial. “Hoje estamos iniciando nossas atividades semanais, mas já iniciamos antes, com o Carnaval da Melhor Idade. Teremos atividades às segundas, quartas e sextas. Estamos dando início a um ano de trabalho e convivência que será cheio de projetos e vitórias”, sustentou a coordenadora.

Francisca Barbosa da Silva, que frequenta as atividades do SCFV falou sobre o reinicio dos trabalhos. “Está sendo muito bom, pois estamos nos divertindo, felizes por estarmos mais uma vez nos reunindo e em harmonia. Já frequento o Centro de Convivência há vários anos e sempre gostei de fazer parte”, afirma.

A secretária de Assistência Social, Socorro Leite, na abertura das atividades do SCFV dos idosos falou de sua alegria em estar iniciando este trabalho. “É uma conquista ver funcionando o Centro de Convivência e os outros serviços com crianças e jovens, que iniciarão esta semana. Aqui são 150 idosos matriculados e iremos melhorar a cada dia. Teremos um ano muito especial nas três modalidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com os idosos, as crianças e com os nossos jovens pedreirenses”, disse a secretária.







***acesse o site: www.pedreiras.ma.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário