sexta-feira, 24 de março de 2017

CONSCIENTIZAÇÃO MARCA AS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA PELA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE



Comemorado o dia Mundial da Água, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizou projeto "MAIS ÁGUA, MAIS VIDA", que teve inicio com uma caminhada da praça do Cinquentenário até as margens do Rio Mearim, na manhã de terça-feira (22/03), com estudantes, professores, gestores e supervisores das escolas de Pedreiras.

Dando continuidade as comemorações, na manhã desta quinta-feira (23/03) foi realizado o I Seminário com o tema “Mais Água, Mais Vida”, com palestras do membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Wílton Lopes, com os seguintes temas: "A importância da Sustentabilidade da água nos dias de hoje" e "O uso racional da água na agricultura". O evento teve como público-alvo os estudantes, e contou com a presença do secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, José Wilson (Fifa); a secretária Municipal de Políticas para mulheres, Janne Glêb; gestores e professores escolares.

A gestora da escola Carlos Martins, Valdirene Tavares falou sobre a importância da água. "Todos nós sabemos que a água é nosso bem maior, pois é de fundamental importância para a sobrevivência das espécies, a Secretaria de Meio Ambiente está de parabéns por essa iniciativa, principalmente por ter como público alvo as escola, essa geração que será os futuros administradores dessa cidade, e aqui estão podendo compreender a maneira de cuidar da água do planeta de forma racional”.

"Essa iniciativa é muito importante até porque Pedreiras é banhada pelo Rio Mearim e nós não poderíamos deixar em branco a semana da água, este ano temos como exemplo, a Campanha da Fraternidade que nos incentiva a lutar pelos biomas”, avaliou Ruan Magalhães, o estudante e presidente do Colegiado Escolar do Centro de Ensino Olindina Nunes Freire.

Wílton Lopes, membro do Conselho Estatual de Recursos Hídricos, destacou a importância do projeto enfatizando a água como recurso hídrico. "Na verdade, é muito gostoso quando temos um público para discutir sobre a nossa problemática ligada aos recursos hídricos, como usar a água com sustentabilidade, é preciso observar a legislação. Se não preservarmos hoje, como teremos algo amanhã, e esse é o grande desafio desse encontro no dia Mundial da Água".    
                   
A bióloga e coordenadora da Educação Ambiental, Francisca Santos, falou sobre o projeto. "A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com as escolas municipais e estaduais está realizando uma serie de atividades no que diz respeito ao uso da água e os diferentes processos, industriais agrícolas e também nos mostrando como devemos cuidar desse precioso recurso, pois a água é importante para mantermos nossas atividades metabólicas", finalizou.


O projeto será encerrado com uma Feira da Água que será realizado na próxima semana. "A Feira da Água é outra etapa desse projeto, na qual foi temas foram distribuídos nas escolas municipais e cada escola ficou com um tema específico, então esse trabalho será feito em parceria com as escolas municipais de Pedreiras ", finalizou a coordenadora.











Nenhum comentário:

Postar um comentário