quinta-feira, 9 de março de 2017

HOMENAGENS, AUDIÊNCIA PÚBLICA E ATENDIMENTOS MARCAM O DIA DA MULHER EM PEDREIRAS

O Dia Internacional da Mulher (08/03) foi comemorado com ações entre Prefeitura de Pedreiras e parceiros. Pela manhã foi realizada uma Ação Solidária no Centro de Recuperação Santa Maria Madalena CRESMAM, com atendimento do médico Antônio Gouveia, enfermeiras, técnicas de enfermagem e nutricionistas prestando serviços de saúde específicos às necessidades das mulheres. 








Às 18 horas, na Câmara Municipal de Pedreiras, aconteceu uma audiência pública com o tema "Violência contra a Mulher e o feminicidio no município de Pedreiras: Prevenção e Combate", promovido pela Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e parceria de várias entidades, com abordagem sobre o combate a violência que decorre contra as mulheres no município e na região.


A cantora e compositora Dilza Siqueira cantou músicas em homenagem as mulheres, abrindo a parte cultural do evento, e em seguida o grupo Vidast da primeira Igreja Batista apresentou uma peça teatral abordando os diversos tipos de violência contra a mulher em vários ambientes, como o doméstico, o trabalho e outros.

A secretária Municipal de Política para as Mulheres, Janne Glêb; a presidente da FUP, Francinete Braga; secretaria da Assistência Social, Socorro Leite; secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueredo; a primeira dama, Alexandra Saturnino, representando o prefeito de Pedreiras; o presidente da Câmara Municipal, Bruno Curvina; a vereadora Ceiça; Ana Gabriela, Juíza da 2° vara; Marco Adriano, Juiz da 1° Vara; Ana Roberta, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras- Sindserp; Valdete Cruz, gestora Regional de Saúde, além de outras autoridades e entidades da sociedade civil e igrejas, participaram e debateram na audiência.

Os principais assuntos foram a violência contra as mulheres e formas de combate, o empoderamento feminino, o feminicidio, a saúde da mulher e as maneiras de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.  Uma forma diferenciada e especial de homenagear e ao mesmo tempo chamar a atenção da sociedade para os problemas que milhares de mulheres enfrentam diariamente em nosso país, e que está com muita incidência em nossa região, inclusive com casos recentes de tragédias.
Macos Adriano, juiz da 1° Vara da Comarca de Pedreiras, durante seu discurso ressaltou que a mulher é a verdadeira protagonista do lar e que onde há mulher, o trabalho é bem dirigido. Finalizou seu pronunciamento sugerindo a secretária Janne Glêb que este trabalho de conscientização do verdadeiro papel da mulher fosse feito também nas escolas e em seguida dedicou todo o seu apoio e parabenizou as mulheres pelo seu dia.  

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres agradeceu o apoio e o comparecimento de todas as instituições representativas da sociedade à audiência pública. “Foi muito proveitosa essa nossa ação, pois contamos com muito apoio e participação, da qual destacamos o judiciário e outras instituições, enfim a todas as entidades que participaram e nos ajudaram a fazer. Agradeço a todas as mulheres que participaram, pois só participando é que conseguiremos erradicar todo e qualquer tipo de violência conta a mulher”, disse.

O evento foi finalizado com a entrega de flores para todas as mulheres da mesa de honra do evento, e a secretária da Mulher, Janne Glêb entregou um buquê de flores para Maria Aquina, que representa as quebradeiras de coco babaçu. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário