sexta-feira, 21 de abril de 2017

SECRETARIA DA MULHER CAPACITA MULHERES COM O PROJETO "NOSSOS SABORES"



Para trabalhar o empoderamento feminino, incentivar e dar oportunidade de geração de renda as mulheres Pedreirenses da Zona Rural e Urbana, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, promoveu o curso “Boas práticas de higiene dos alimentos e Empreendedorismo” nesta quinta-feira (20/04).

A nutricionista Ruth Barreto ministrou o curso sobre a higienização dos alimentos e locais em que são produzidos, higiene pessoal antes, durante e após as atividades na cozinha e como deve ser produzido esses alimentos de forma saudável. O secretário Municipal de Planejamento, Habni Carvalho, falou sobre empreendedorismo, incentivando a atividade como uma forma de negócio que gera lucros para as mulheres, complementando a renda da família. Ele ainda fez uma dinâmica de exercícios físicos com as participantes. Várias mulheres da cidade de Pedreiras e das comunidades Marianópolis, Pacas e Alto de Areia participaram da capacitação.

Habni Carvalho, secretário de Planejamento e palestrante, considera o curso como um estímulo para essas mulheres com relação a geração de renda. “A temática central é sobre como transformar aquilo que elas sabem fazer, que é cozinhar bem, com segurança e qualidade. Mostrar uma forma para que possam ter uma visão diferenciada de que a comida que elas produzem pode gerar uma renda e mudar a qualidade de vida dessas mulheres”, afirmou.

A nutricionista Ruth Barreto ressaltou a importância da capacitação. “Temos a preocupação de manter o empoderamento que é a qualificação das mulheres principalmente da zona rural, por isso nós buscamos elaborar esse projeto chamado “Nossos Sabores”, porque as mulheres tem em mãos a prática da culinária e estamos aprimorando o conhecimento delas sobre boas práticas e noções básicas de higiene, orientando essas mulheres a manipular os alimentos de forma adequada, evitando a contaminação, formas de transporte, armazenamento e a escolha dos produtos para a produção dos alimentos”

Uma das participantes do curso, Raimunda Silva, avaliou a iniciativa da Secretaria da Mulher.  “Este curso é muito proveitoso, pois é importante aprendermos e nos atualizarmos, principalmente com relação a alimentação, higiene e limpeza, porque a falta de higiene prejudica e traz sérias consequências a saúde” concluiu a moradora da comunidade Alto de Areia.

A capacitação é o início do projeto “Nossos Sabores”, Janne Glêbe, secretária Municipal de Política para Mulheres, fala sobre a capacitação e o projeto. “Estivemos em reunião com as comunidades e também na cidade para ouvir essas mulheres, saber o que elas querem em relação a cursos, palestras e geração de renda, e foi levantada a proposta da Feira de Culinária, onde elas terão a oportunidade de comercializar seus alimentos, por isso estamos realizando essa capacitação para que elas tenham as noções básicas de higiene para a produção dessas comidas típicas que serão expostas na feira”, explicou a secretária.

A Feira de Culinária deverá acontecer na primeira semana de maio, mas de acordo com a secretária a data e o local ainda serão definidos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário