domingo, 25 de junho de 2017

CONCURSO ESTADUAL DE QUADRILHAS JUNINAS LEVA BRILHO AO ARRAIÁ DO POVO


E começou a festa do Maranhão em Pedreiras! Neste sábado (24/06), aconteceu a primeira etapa do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, no Anfiteatro Dom Jacinto Brito. Cinco agremiações dançaram e contagiaram o público com suas performances na arena, mostrando a força da cultura popular maranhense.

A primeira a entrar na arena foi a vice-campeã pedreirense, Raio de Luz, com belas evoluções e um casamento com direito a padre gago que fez o público cair na risada; depois, Os Matutos do Sertão, de Trizidela do Vale, que dançou com alegria e muita garra, com destaque para o marcador Zé do Leite, que esbanjou animação; Raios de Sol, de Alto Alegre do Maranhão, foi a terceira a dançar, com destaque para sua coreografia e roupas bem alinhadas; Os Bregas, de Poção de Pedras, entrou de “Assum Preto”, depois soltou o colorido de suas vestimentas e contagiou o público com muita animação. A participação de um casal de crianças chamou atenção, além do casal de noivos que foi muito aplaudido pelo público; e para encerrar, a Junina Sai de Baixo, de Caxias, veio com uma vestimenta impecável, fez uma bela apresentação falando da história de Ana Jansen.

A vinda do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas é uma parceria da Prefeitura de Pedreiras, por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP) com a Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão (FEQUAJUMA), após a participação de Antônio França no Arraial da Mira, em Imperatriz, sendo o único prefeito a prestigiar o evento, a “Terra de João” está se tornando a capital das quadrilhas no Maranhão.

A premiação também foi ampliada, e agora pagará 15 mil reais em prêmios, após acordo com a federação. Para o presidente da FEQUAJUMA, Cleiton Cardoso, a vida do estadual para Pedreiras é um esforço da presidente da FUP, Francinete Braga. “Ela está dando todo o apoio, e é uma grande incentivadora deste movimento, que está crescendo muito no Maranhão”, disse.

“Pedreiras está recebendo com muita alegria este concurso com a participação de vários grupos de todo o Maranhão, e isso engrandece o nosso Município”, disse o prefeito Antônio França. Francinete Braga disse que, “todos os esforços estão sendo feitos para a realização deste grandioso evento, o público está comparecendo e prestigiando, e a parceria com a federação é muito importante para a cultura pedreirense, pois temos um movimento forte em nosso município. Teremos ainda outras danças, como o Cacuriá de Dona Teté, Mangaba e outros”, disse a presidente.

A comissão julgadora foi formada pelo coreógrafo e estilista Julielson Alves; pelo produtor e promoter Anderson Afelí; pela bailarina clássica Camila Sousa, que foi melhor rainha junina do Piauí por três anos; pelo coreógrafo e professor de artes Alex Alves e pelo dançarino junino Marcos Santos, todos de Teresina, Piauí.

Os quesitos julgados são: entrada no arraial, coreografia, animação, harmonia, figurino, marcador, repertório, casamento, tema e saída do arraial. Além da premiação dos três primeiros colocados, receberão troféus individuais os melhores noivo e noiva, marcador e rainha.

Apresentações deste domingo (25/06)
Matutos do Rei, de Açailância; Asa Branca do Sertão, de Codó; Beija-flor dos Cocais, de Caxias; Explode Coração, de Duque Bacelar; Arrasta Pé, de Imperatriz; Asa Branca, de Pedreiras.

Na programação ainda tem apresentação do Boi Brilho da Noite, de Trizidela do Vale e uma homenagem a Dona Paizinha, mestre da cultura popular de Pedreiras, além das bandas Farra de Mídia e Emoções do Arrocha.

Prefeito Antonio França, Francinete Braga (FUP) e presidente da FEQUAJUMA, Cleiton Cardoso

























Nenhum comentário:

Postar um comentário