segunda-feira, 26 de junho de 2017

DUQUE BACELAR EXPLODE CORAÇÃO EM PEDREIRAS NO CONCURSO ESTADUAL DE JUNINAS DO ARRAIÁ DO POVO 2017


A segunda etapa do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, dentro da programação do Arraiá do Povo 2017, aconteceu neste domingo (25/06). O Anfiteatro Dom Jacinto Brito estava lotado, e as juninas deram show. O prefeito Antônio França; vice Everson Veloso; secretários e assessores municipais; Jorge Oliveira, prefeito da cidade Duque Bacelar e vereadores, entre outras autoridades, também prestigiaram o evento.

A Banda Farra de Mídia fez a abertura no palco, e na arena a festa começou com o Boi Brilho da Noite, de Trizidela do Vale. Uma homenagem a mestre da cultura Dona Paizinha, marcou a noite. O grupo Carcararte com o apoio da Prefeitura de Pedreiras por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), apresentaram a peça “Mãe de já vim já voltei” contando a história dessa grande mulher, símbolo de solidariedade e cultura de Pedreiras.

Maria da Paz, Dona Paizinha, sempre foi muito solidária, levava as pessoas para fazer exames em outras cidades e até mesmo Estados, também doou terrenos para a construção de associação de moradores, de Igreja e até mesmo para pessoas que não tinham um local para fazer suas casas, além disso, para realizar o sonho de sua filha que havia sido expulsa de um grupo de quadrilha e gostava muito de dançar, criou a quadrilha junina que inicialmente era chamada de “Matutos do Boiadão”, onde as apresentações eram feitas em tempo muito rápido, por isso o grupo recebeu o nome de “Já vim já vou”. “Estou emocionada quando vi aqueles jovens encenando a minha história, eu nunca fui homenageada desta forma, estou muito feliz e agradeço ao prefeito Antônio França e a Francinete Braga por essa bela homenagem que me fizeram”, disse dona Paizinha, visivelmente emocionada.

Com arquibancada e toda a arena lotada, o público aprovou o evento. “Primero ano da gestão do prefeito Antônio França e Francinete Braga, eles estão de parabéns, promoveram uma grande festa, além de incentivar a juventude a se dedicar a coisas positivas. Estou muito feliz e gostei muito das apresentações, todas foram ótimas”, disse o espectador do Arraiá do Povo, Mateus Alves.

“Lindo evento, nossos administradores estão mostrando o compromisso com a cultura pedreirense, maranhense e principalmente com os jovens. Quero parabenizar todas as quadrilhas e atrações que se apresentaram”, disse o jovem Webert Sena.

“Estou acompanhando a quadrilha Explode Coração, da cidade em que sou gestor municipal, dando esse apoio e incentivo a esses jovens no concurso estadual que está sendo realizado em Pedreiras, estou muito feliz e agradeço ao prefeito Antônio França e secretária Francinete Braga pela organização e espaço”, ressaltou o prefeito de Duque Bacelar (MA), Jorge Oliveira.

Os grupos juninos que participaram do encerramento do Concurso Estadual foram: Matutos do Rei, de Açailândia; Junina Beija Flor dos Cocais, de Caxias; Asa Branca do Sertão, de Codó; Caipiras da Serra, de Açailândia; Explode Coração, de Duque Bacelar; Arrasta Pé, de Imperatriz e Asa Branca de Pedreiras. As juninas tiveram como foco em suas apresentações a intolerância religiosa; preconceito e discriminação racial; igualdade de gênero, onde o foco principal é amar ao próximo, respeitando sempre as diferenças existentes entre cada ser.

Uma disputa acirradíssima mostrou a qualidade das juninas maranhenses, que encheram os olhos do público de Pedreiras ao longo dos dois dias de competição, com muito colorido, ritmos nordestinos, garra e, principalmente muita alegria. O resultado foi um prêmio para o público, que ganhou belos espetáculos, e para a cultura popular, que mostrou a sua força, lotando o Anfiteatro Dom Jacinto Brito nas duas etapas do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas.

Resultado final:
1º - Explode Coração, de Duque Bacelar (MA) – 195,7
2º - Arrasta Pé, de Imperatriz (MA) – 194,9
3º - Matutos do Rei, de Açailândia (MA) – 193
4º - Sai de Baixo, de Caxias (MA) – 190,2
5º - Asa Branca, de Pedreiras (MA) – 187,7
6º - Asa Branca do Sertão, de Codó (MA) – 183,6
7º - Beija Flor dos Cocais, de Caxias (MA) - 179,1
8º - Os Bregas, de Poção de Pedras (MA) – 178,1
9º - Raio de Sol, de Alto Alegre do Maranhão– 176,4
10º - Caipiras da Serra, de Açailândia – 169,5
11º - Matutos do Sertão, de Trizidela do Vale – 166,6

Casal de Noivos: Junina Arrasta-Pé, de Imperatriz (MA)
Rainha: Junina Beija-Flor dos Cocais, de Caxias (MA)
Marcador: Junina Explode Coração, de Duque Bacelar (MA)
































Nenhum comentário:

Postar um comentário