segunda-feira, 21 de agosto de 2017

SEMANA DA LEISHMANIOSE TERÁ PALESTRAS E AÇÕES DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA


Iniciou nesta segunda-feira (21/08) a Semana da Leishmaniose, com várias atividades da Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo a coordenação de Vigilância Epidemiológica, a Estratégia Saúde da Família (ESF) e a coordenação de Atenção Básica.

Já a partir desta terça-feira (22/08) iniciarão os trabalhos de sensibilização da população, com palestras nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino e IFMA, além das Unidades Básicas de Saúde, com abordagem sobre complicações causadas pela leishmaniose visceral.

Ainda nesta semana, estão sendo realizados o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), sendo feitos pelos técnicos da equipe da Fundação nacional de Saúde (FUNASA). Segundo o mesmo levantamento realizado em março deste ano, Pedreiras estava com um índice de 4,5, o que é muito alto, levando em consideração que o aceitável seria 3,0, o que coloca o município em condições de alerta.

Por solicitação do prefeito Antonio França, e em parceria com o Governo do Maranhão, entre os dias 14 e 17 de agosto, foi realizada uma pesquisa entomológica, que foi feito pela equipe da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), cujos resultados sairão em aproximadamente 10 dias, mas segundo o especialista que veio fazer o trabalho, toda a cidade tem altos índices de flebótomos, causador da leishmaniose, principalmente em galinheiros e criatórios de porcos nos quintais. (A Leishmaniose é transmitida de cão para cão através da picada de um inseto, o flebótomo, conhecido como mosquito palha, birigui ou tatuquiras).


Para João Andreza, coordenador de Vigilância Epidemiológica, a situação é preocupante, e só pode ser resolvida, ou pelo menos, diminuídos os riscos, com a participação de todos. “Tem casas em que os galinheiros estão dividindo a mesma parede com a cozinha, e isso é muito errado. O prefeito é muito sensível a esta causa, tem empenhado esforços, buscado parcerias e apoiado integralmente nosso trabalho, mas todos precisam colaborar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário