quinta-feira, 23 de novembro de 2017

MERENDA ESCOLAR: ESCLARECIMENTOS SOBRE ESPECULAÇÕES DE QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO SERVIDA AOS ALUNOS


Tendo conhecimento de uma denúncia feita nesta quarta-feira (22/11) em meios de comunicação, e amplamente debatida em redes sociais, em que o autor alegou que a salada de frutas servida no Jardim de Infância Fátima Roma, unidade da Rede Pública Municipal de Ensino, durante o turno matutino, estava estragada. A Assessoria de Comunicação do Município foi acionada pela administração para fazer o acompanhamento dos fatos e esteve na escola nesta quinta-feira, 23 de novembro, para averiguar a veracidade da denúncia, que também afirmou que um professor, ao provar o lanche servido, chegou a passar mal.

A alimentação escolar requer cuidados especiais em todas as etapas do processo. A salada de frutas, que é feita com manga, melão e banana, por exemplo, recebe todos os cuidados necessários pela equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar de Pedreiras (UANEP) desde a qualidade dos produtos, a manipulação e o transporte, até chegar ao aluno.

De acordo com a diretora da escola, Ana Cristina Cavalcante, a denúncia não procede e trata-se de uma especulação. Em conversa com Eliel Ferreira, pai de aluno, seu filho nunca reclamou da merenda servida na escola e alegou não ter tomado conhecimento desta denúncia. A merendeira da escola, Raimunda Soares, responsável pela distribuição do lanche para os alunos, e a professora Graça Santos, disseram que trata-se de uma especulação para prejudicar a escola e denegrir a imagem do governo, e que a merenda não estava estragada, pois experimentaram a salada de frutas e afirmaram que o lanche servido estava normal e saboroso, elas ressaltaram que algumas crianças levam sua própria merenda e outras não gostam de salada de frutas, num procedimento normal do cotidiano escolar.  A professora Laurineide Vieira também afirmou a mesma versão.

Segundo a coordenadora da UANEP, a salada de frutas foi servida em outras escolas no turno matutino, e também no turno vespertino e não houve reclamações. Mônica Brasil, nutricionista, explicou como é feita a manipulação e o acompanhamento da merenda escolar e garantiu que o lanche sempre é verificado pela equipe antes de ser levado para as escolas.


Confira mais detalhes nos vídeos produzido pela Assessoria de Comunicação:


NOTA EMITIDA PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CONCEIÇÃO CUNHA

"Acompanhar, criticar e até denunciar os serviços oferecidos à população ou a um grupo específico de munícipes, é louvável, correto e democrático, porém  deve ser feito com responsabilidade, veracidade e compromisso com o bem comum. O fato ocorrido com a merenda escolar no Jardim de Infância Fátima Roma, não considerou tais princípios. Lamentamos que por invigilância gerencial, um trabalho feito com zelo e cuidado seja depreciado. Nós sabemos o quanto nos esforçamos, dentro das nossas condições, para honrar o compromisso de servirmos uma merenda escolar de qualidade nutritiva e quantidade suficiente, todos os dias para nossos alunos. Lamentamos tal fato e agradecemos  a todos que se pronunciaram em defesa dessa causa que é  de todos  nós".

Um comentário:

  1. Sei que tudo é possível quando se trata de alimentação, mas seria muita conhesidência onde todos os alimentos são preparados juntos da mesma forma e com os mesmos produtos e apenas um recipiente estragar. ALINE SOUSA.

    ResponderExcluir