segunda-feira, 21 de maio de 2018

CAPS REALIZAM AÇÃO PELO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL


Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS AD) de Pedreiras realizaram na última sexta-feira (18/05), ação no em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, na Avenida Rio Branco, no semáforo do Banco do Brasil. Para chamar a atenção da sociedade, foi feita encenação teatral demonstrando como as pessoas com transtornos mentais eram maltratadas em manicômios antes da reforma psiquiátrica, e como são tratadas hoje, após a reforma.

Este dia é lembrado para enfocar os cuidados da rede de saúde mental, além de ser um dia de luta pela igualdade e direito de inserção social às pessoas com transtornos mentais; que até a década de 80 eram excluídas da sociedade, sendo emparedadas em manicômios.

Com a participação decisiva de profissionais da saúde mental e familiares, através da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica, essas pessoas têm os cuidados multiprofissionais necessários para o seu cuidado e reinserção social, por meio de uma extensa rede de saúde mental. “Prender não é tratar. Manicômio nunca mais!”, esta era a chamada principal da manifestação.

*com a colaboração de Wilma Quadros, do CAPS (SEMUS)





Nenhum comentário:

Postar um comentário