terça-feira, 22 de maio de 2018

FUP REALIZA CURSO BÁSICO DE TEATRO PARA 26 PESSOAS EM MARIANÓPOLIS


Teatro nas comunidades rurais. A Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura E Turismo (Sectur) e Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), realizou o curso básico de teatro, nos dias 19 e 20/05, em Marianópolis, com o professor Josismael Caldas.

O curso tem o objetivo de proporcionar aos alunos, professores e lideranças comunitárias, o aprimoramento técnico do fazer teatral através de exercícios de interpretação, expressão corporal e técnica vocal, e contou com a participação de 26 alunos e alunas das comunidades rurais de São Raimundo, Pau d’Arco, Marianópolis, Serra do Capim (município de Santo Antônio dos Lopes) e Fortaleza Beira Rio (município de Poção de Pedras).

A sensibilização para o conhecimento teórico e prático da proposta de Stanislavski, identificar corpo, movimento, som, tempo e espaço no desenvolvimento de situações através da observação direta, construir personagens; criar perfil de personagens com o auxílio da resposta a partir de perguntas orais e escritas; criar cenas a partir de elementos proposto pelo orientador ou grupo: personagem, atmosfera, local e época; identificar os mesmos elementos num texto teatral proposto pelo orientador; integrar na criação de jogos cênicos, experiências de plástica, música, e dança, incentivar o hábito da leitura.

Foram trabalhados ainda técnicas de relaxamento, concentração, expressão corporal e vocal, desinibição, autocontrole, improvisação, interpretação, criação de personagens e montagem de esquetes teatrais.

O curso básico de teatro teve carga horaria com a carga horaria de 20 horas, e atendeu ao requerimento dos vereadores Gard Furtado e Adonias Quineiro.

Apresentação teatral

Na próxima sexta-feira, dia 25, haverá mostra teatral com a apresentação das peças montadas pelos alunos do curso. O evento será realizado a partir das 18 horas no patamar da igreja de São João Batista, em Marianópolis.








Nenhum comentário:

Postar um comentário