terça-feira, 29 de maio de 2018

NUTRICIONISTA DA PREFEITURA DE PEDREIRAS PARTICIPA DE OFICINA DO NUTRISUS



A responsável técnica da merenda escolar do município de Pedreiras, a nutricionista Mônica Brasil, participou da IV Oficina da Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó, realizada nos dias 22 e 23/05, no auditório do Veleiros Mar Hotel, em São Luís (MA).

A capacitação foi promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, através da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição, com o objetivo de atualizar os conhecimentos de todos os profissionais da saúde e educação envolvidos na implantação do programa do NutriSUS. Durante o evento, foram tratados temas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Vigilância Alimenta e Nutricional, Avaliação dos ciclos de fortificação realizados em 2017 e planejamento dos ciclos de 2018.



O NutriSUS consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches da rede municipal.

O Ministério da Saúde, em parceria com os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em função de estudos relevantes destacou que entre as deficiências nutricionais, a anemia é apontada como um dos determinantes que prejudicam o desenvolvimento das crianças. Diante deste cenário, elas merecem especial atenção, devido ao alto requerimento de ferro, dificilmente atingido pela alimentação complementar.

A estratégia atende creches participantes do PSE (Programa Saúde na Escola), abrangendo todas as crianças matriculadas, com foco na faixa etária entre 06 e 48 meses. “Pedreiras é pactuada ao programa (NutriSUS) desde 2017, apresentando ótimos resultados e adesão dos pais, que foram esclarecidos sobre os benefícios dos saches aos seus filhos”, afirma a nutricionista Mônica Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário