sexta-feira, 11 de maio de 2018

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SE REÚNEM PARA TRATAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR



Os profissionais da educação participaram nesta quinta-feira (11/05), no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do dia “D” de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro teve por objetivo promover uma discussão sobre a estrutura e as competências das diretrizes, no sentido de promover a implementação deste documento com a participação da comunidade escolar.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação, formada por professores, gestores e supervisores escolares participou do momento, e as discussões foram conduzidas pelo articulador pedagógico regional do Programa Escola Digna, professor Nazeldo Pereira, que discorreu sobre a BNCC.

Prevista na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 20 de dezembro de 2017, é o documento que define os conhecimentos essenciais que define todos os conhecimentos essenciais que os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, sendo ela obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais.

A BNCC é uma política de Estado, construída de maneira democrática e colaborativa, por meio de processo iniciado em 2015, conduzido pelo MEC, Consed, Undime e CNE, com a participação da sociedade civil, de professores e gestores. A versão final do documento foi homologada em dezembro de 2017 pelo ministro da Educação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário