segunda-feira, 11 de junho de 2018

JUNINAS PEDREIRENSES FAZEM BONITO NO ARRAIÁ DA MIRA EM IMPERATRIZ



Pedreiras fez bonito no Arraiá da Mira em Imperatriz. Com apresentações no último final de semana, as juninas Bagaceira da Alegria, Pra Lá dos Cafundós, Raio de Luz e Asa Branca apresentaram as diversidades culturais pedreirenses na região Tocantina, num dos mais importantes eventos juninos do Maranhão.

A Prefeitura de Pedreiras por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP) ofereceu logística e transportes para as juninas, e também uma ajuda de custo a todos os grupos de Pedreiras. Além das quatro que se apresentaram em Imperatriz, outras duas, Pisa na Fulô e Beija-Flor do Sertão também receberam o incentivo.

A quarta quadrilha a entrar no tablado do Arraiá da Mira, nesta sexta-feira (08/06), foi a Bagaceira da Alegria. A junina se apresentou com 19 pares e uma diversidade de cores em seus figurinos e cenário. Com o tema “Pedreiras, minha princesa encantada, com seus cantos, contos e encantos”, o enredo é marcado pela história de uma lenda existente em Pedreiras. De acordo com o que foi retratado pela junina, no Rio Mearim, rio que banha a cidade, mora uma serpente. Sua cabeça está na pedra grande, que deu origem ao nome Pedreiras, e o rabo se encontra em baixo da igreja Matriz de São Benedito.

A quadrilha junina Pra Lá dos Cafundós, representante de Pedreiras e Santo Antônio dos Lopes, foi a quinta apresentação também de sexta-feira. A junina estreou no concurso com o tema: “Fé: uma procissão à nossa padroeira”, o grupo fez uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade Pau Darco, pertencente ao município de Pedreiras. A maioria dos brincantes é do povoado Pau D’arco, que tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição. O colorido das vestimentas e a sincronia dos passos foram os ingredientes que embalaram o público presente no evento.

Com o tema “As belezas do Sertão e as riquezas do São João”, a quadrilha Raio de Luz, se apresentou pela primeira vez no Arraiá da Mira, neste domingo (10/06). A junina levou a própria banda para cantar ao vivo, no espetáculo, resgatou a tradição do São João, através de passos tradicionais das quadrilhas.

O grupo encontrou diversas dificuldades para entrar no tablado. A Raio de Luz não conseguiu finalizar toda a montagem do cenário e dos figurinos. Além disso, um dos integrantes da equipe sofreu um acidente e não pôde estar presente na apresentação, fazendo com que improvisassem pares. No entanto, o grupo junino realizou seu espetáculo, resgatando, além de traços do São João, as belezas, a culinária e a cultura nordestina.

A quinta quadrilha a se apresentar no domingo, última noite do Arraiá da Mira, foi a quadrilha Asa Branca. Com 38 pares e uma grande estrutura, a junina abordou em sua apresentação temas que refletem uma crítica social sobre o Brasil.

Com o tema “Um voto a Santo Antônio, a mão que vota é a mesma que ora”, a Asa Branca fez uma simbologia à devoção pelo Santo e a venda de votos realizada por vários políticos. O grupo junino teve como intuito passar uma mensagem para o público presente retratando a situação que o Brasil vive nos dias atuais. A imagem de Santo Antônio também foi levada pelo grupo junino como imagem de fé e esperança para o futuro da nação.

*com informações do imirante.com
















Nenhum comentário:

Postar um comentário