segunda-feira, 25 de junho de 2018

PEDREIRAS PARTICIPA DO SEMINÁRIO DAS ÁGUAS EM FORMOSA DA SERRA NEGRA



Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o assessor técnico ambiental, José Fernandes, participou do Seminário das Águas, na última quinta-feira (21/06), em Formosa da Serra Negra. O evento foi uma realização do SEBRAE, pelas Unidades Regionais de Presidente Dutra e Balsas, apoio das demais Regionais do Estado e contou com importantes parcerias da CODEVASF, Governo do Estado do Maranhão, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Comitê de Bacias Hidrográficas do Mearim e Prefeitura de Formosa da Serra Negra.

Com objetivo de se fazer algo sobre os nossos mananciais, o evento tratou de assuntos relacionados à água. Na oportunidade foram feitas visitas técnicas nas diversas nascentes dos mananciais do Rio Mearim, sendo verificadas várias irregularidades, como o desmatamento das matas ciliares, presença de animais nas nascentes, e ainda foram detectadas nascentes mortas ou em situação de precariedade.

O município de Formosa da Serra Negra foi escolhido para sediar o encontro por ter mais importantes nascentes dos rios do Estado. O evento contou com a comitiva do SEBRAE - Regional Bacabal, do  Guarda Ambiental de Pedreiras, Vicente Camilo; do Guarda Florestal e do Secretário de Meio Ambiente de São Luís Gonzaga, José Gomes e Raimundo João, respectivamente;  DO engenheiro Ambiental e professor do IFMA de Presidente Dutra, Daniel Fernandes; e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente; dos prefeitos, de Formosa da Serra Negra, Janes Clei, e de Grajaú, Mercial Arruda; da sociedade civil e universitários da região.

Na avaliação do presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Mearim, José Filho, “se faz necessária a intervenção do Estado para que seja recuperada algumas das nascentes, o reflorestamento das matas ciliares, além de proibição de atos que prejudiquem a nossas nascentes. O Rio Mearim precisa de todos nós”, disse o presidente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário