sexta-feira, 6 de julho de 2018

PREFEITURA ATENDE MINISTÉRIO PÚBLICO EM AÇÃO DE RETIRADA DE QUIOSQUES IRREGULARES



Atendendo a determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Pedreiras iniciou na manhã desta quinta-feira (05/07), a retirada dos quiosques irregulares localizados próximo à Praça do Cinquentenário, onde funcionavam alguns bares.

Com a ação do Ministério Público, para a retiradas das barracas, o Governo Municipal acionou a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, dando o suporte para as pessoas que residiam e/ou trabalhavam nas barracas, fazendo a retiradas de seus pertences.

Em caso de pessoas que usavam também como residência, não tem para onde ir, a Secretaria Municipal de Assistência Social está disponibilizando o aluguel social, custeado pelo governo. A ação se estendeu até essa sexta-feira (06/07).

Antes da retirada, o prefeito Antônio França, reuniu-se com os ocupantes dos quiosques para esclarecer a medida e oferecer o apoio para a desocupação.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, esta situação vem de outras gestões, e os quiosques ocupam uma calçada, o que causa a obstrução do passeio público.

ENTENDENDO O CASO
Desde o mês de junho a Prefeitura de Pedreiras está mantendo contato e negociando a saída dos ocupantes. Segundo eles, há um documento que comprova a posse do terreno, o que juridicamente não é reconhecido, porque não há documento para a construção no local, ficando a sugestão do prefeito, em reunião com eles, que entrem judicialmente com ação contra o município posteriormente, porém a retirada está sendo cumprida, porque é uma determinação da justiça.

Um dos ocupantes, Francisco Pereira, disse que trabalhava no local há 16 anos e estava aceitando bem a ação. “É uma ordem da justiçam então tenho que cumprir, pois se é para o bem da comunidade eu não vou ser contra. O prefeito se reuniu com a gente e explicou, então estou retirando sem mágoa”, afirmou.

Segundo o secretário Sérgio Florêncio, a retirada é uma cobrança do Ministério Público desde gestões anteriores, e o prefeito Antônio França está cumprindo essa determinação. O gestor se reuniu com os proprietários de quiosques e eles entenderam a situação, embora tenha havido resistência inicialmente, o trabalho precisava ser feito. De acordo com o secretário, alguns que não tem casa, receberão aluguel social; outros possuem casa e tem renda, no caso, são aposentados.




Assistente social Vanusa Lima conversando com ocupantes sobre "Aluguel Social"
Encaminhamento do MP

Nenhum comentário:

Postar um comentário