Pedreiras está atualizando seu Plano Diretor Municipal, um mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base um lado de interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outro os interesses particulares de seus moradores.
Por iniciativa da Prefeitura de Pedreiras, através da Secretaria Municipal de Planejamento realizou nesta quarta-feira (08/08), no Auditório da UEMA, o I Treinamento do Núcleo Gestor do Plano Diretor Municipal, com a equipe da Consultoria em Gestão Empresarial e Educacional (DATAmérica).
O Plano Diretor Municipal é elaborado com a participação dos poderes executivo, legislativo e judiciário, juntamente com a sociedade civil, no sentido de agregar os interesses e anseios das partes. Em Pedreiras, o plano foi elaborado em 2006, e agora voltou a ser reestruturado pelo Governo Honra e Trabalho.
O treinamento teve como público alvo os servidores públicos municipais, e contou com a participação do prefeito Antônio França, do representante da Promotoria de Justiça, Marcus Krause; do vereador Bruno Curvina, presidente da Câmara Municipal, e os trabalhos foram direcionados pelos consultores Alainy Leitão, Joilza Leitão e Felipe Lima, da DATAmérica.
O treinamento teve objetivo de capacitar os participantes, em especial os oito membros (cinco do poder público e três da sociedade civil), que foram escolhidos para fazerem parte da comissão do Plano Diretor Municipal.
“São as diretrizes para o município trabalhar de forma correta, pois sabemos que o nosso plano diretor está defasado, então reunimos a nossa equipe para esse treinamento, e assim reelaborarmos o nosso plano diretor com vistas ao futuro. É um marco histórico na administração em que estamos buscando profissionalizar a gestão, tendo o cuidado de chamar a população para contribuir e participar”, disse o prefeito Antônio França.
Comissão do Plano Diretor Municipal
Kleiser Silva – Secretaria Municipal de Administração;
Laís de Sousa – Secretaria Municipal de Saúde;
Débora Oliveira –Secretaria Municipal de Educação;
José de Araújo –Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente;
Vanusa de Lima – representando a Secretaria Municipal de Assistência Social;
Lenoy da Silva – Defesa Civil;
Pedro Batista – Câmara Municipal de Vereadores;
Marcus Krause –Ministério Público do Estado do Maranhão.
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