Um avanço significativo e digno
de aplausos. A Unidade de Ensino Janoca Maciel, da rede pública municipal, conseguiu
expressivos resultados, obtendo índices 5.2 para as séries iniciais e 4.7 para
as séries finais. A avaliação é referente ao ano-exercício de 2017.
Os resultados obtidos pela escola
Janoca Maciel são os melhores, desde a criação do IDEB, em 2005. Os valores são
maiores que a média do município de Pedreiras; superam os índices dos 13
municípios da Regional de Educação de Pedreiras; e também do Estado do Maranhão,
e chegando a superar a meta estabelecida pelo Governo Federal, para a própria
escola que era de 4.8 para as séries iniciais e 4.4 séries finais.
O Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB avalia a educação básica no Brasil, realizado a cada dois
anos, sendo calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática
(Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
Claudia Dantas, diretora geral do
Janoca Maciel explica como é estabelecida a aferição do IDEB. Segundo ela, os
alunos fazem a “Prova Brasil” e o índice também de aprovação dos alunos, feito através
do Censo Escolar, que chega ao resultado final. O censo é um trabalho feito
entre os meses de maio e junho de cada ano, entre todas as escolas, em que é
colocado o número de alunos, nome endereço, aprovado ou não, enfim, com todas as
informações.
“Com relação as notas do IDEB, é
o resultado de um trabalho árduo feito com amor de uma equipe coesa, que
trabalha no pensamento positivo de dedicação e de dar sempre o melhor para o
aluno. Eu costumo falar para os professores que tratem o aluno como se fosse
seu filho para que possamos ter um trabalho melhor, e tudo que se faz com amor,
não tem como dar errado. Nós sabemos que eles são capazes e inteligentes, e só
temos a agradecer, principalmente a toda equipe desta escola, que não mede
esforços se dedicando fazendo o melhor para que nossos alunos obtenham cada dia
mais conhecimentos, mas não podemos deixar de falar da nossa comunidade, dos pais
que estão sempre presentes na escola e isso faz a diferença”, ressalta a diretora
Cláudia Dantas.
A diretora-adjunta da unidade, Maria
de Fátima Costa, também avalia o êxito no IDEB. “Nós temos bastante pais
comprometidos, uma comunidade parceira, e muita gente que nos apoia. Temos o
grupo de apoio ao educando que não mede esforços e sempre que precisamos
buscamos ajuda, e tudo isso vem contribuindo para o desenvolvimento da escola;
temos até mesmo o Conselho Tutelar é nosso parceiro. Então nós buscamos
auxiliar os alunos para que eles possam se desenvolver, porque entendemos que
as maiores dificuldades da escola é fazer o aluno aprender, e se ele não tiver
psicologicamente preparado o conhecimento não flui. Sabemos que é preciso
trabalhar não apenas na sala de aula, mas também na família. Nós nos
preocupamos com os problemas dos nossos alunos, não só como ensinar português e
matemática, mas sim como viver de uma maneira melhor, mais saudável, mais digna
e acima de tudo com respeito ao próximo amando a Deus. Trabalhamos o civismo na
escola, e três vezes por semana fazemos orações com nossos alunos, cantamos
hinos e mostramos valores que fazem um diferencial”.
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