quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

JANEIRO ROXO: AÇÕES DE COMBATE À HANSENÍASE SÃO TRABALHADAS NAS UBS DE PEDREIRAS



Durante todo o mês de janeiro a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando no município ações voltadas para conscientização da população sobre sinais e sintomas da Hanseníase. Diagnóstico, tratamento e prevenção estão sendo trabalhadas nas Unidades Básicas de Saúde por equipes da Estratégia Saúde da Família.

São palestras, avaliações clínicas de casos suspeitos com manchas ou lesões de pele que apresentam dormência e sensibilidade comprometida com o objetivo de detectar precocemente a doença e com isso iniciar o tratamento para evitar possíveis complicações.

Anualmente, durante o mês de janeiro, são promovidas ações de conscientização sobre a hanseníase para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção contra a doença. No Maranhão, estado considerado endêmico pelo Ministério da Saúde, no ano de 2018 foram diagnosticados 3.079 novos casos e no município de Pedreiras foram detectados 35 casos novos.

Hanseníase
Considerada a enfermidade mais antiga da humanidade, a hanseníase é uma doença que tem cura, mas ainda hoje representa um problema de Saúde Pública no Brasil. É uma doença tropical negligenciada, infectocontagiosa de evolução crônica, que se manifesta principalmente por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés. É transmitida por um bacilo por meio do contato próximo e prolongado entre as pessoas. Seu diagnóstico, tratamento e cura dependem de exames clínicos minuciosos e, principalmente, da capacitação de equipes multiprofissionais. No entanto quando descoberta e tratada tardiamente, a hanseníase pode trazer deformidades e incapacidades físicas. No Brasil, o tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas de sua residência.

*com a colaboração de Lidyanne Passos, da SEMUS





Nenhum comentário:

Postar um comentário