segunda-feira, 20 de maio de 2019

PEDREIRAS TEM REDUÇÃO DO ÍNDICE NO LIRAa E ÁREAS CRÍTICAS CAEM PELA METADE




Pedreiras tem diminuição de áreas críticas, segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) 2019, realizado no período de 13 a 16 de maio, em todos os bairros da Zona Urbana. O resultado atual representa todos os esforços da Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica.

Esta foi a segunda etapa ao levantamento neste ano, sendo que a primeira havia sido feita em fevereiro. O índice alcançado neste levantamento foi de 3.5, o que representa uma redução significativa em relação ao primeiro LIRAa, que foi de 5.0, com esse resultado o Município sai da situação de alto risco e passa para a situação de risco médio.

Em relação ao primeiro LIRAa realizado em fevereiro o levantamento aponta ainda uma diminuição das áreas criticas que antes eram quatro (São Francisco, Engenho, Parque das Palmeiras e Goiabal), agora são apenas dois (São Francisco e Goiabal). Com base nesses dados, o Departamento de Vigilância Epidemiológica irá intensificar as atividades de controle e combate do mosquito Aedes Aegypti.

O LIRAa é um método simplificado de amostragem e tem como objetivo facilitar a obtenção pelos serviços de saúde de informações entomológicas, esse sistema nos fornece  de forma simples e oportuna dados  que permitem o direcionamento de ações de controle para as áreas apontadas como Críticas e instrumentaliza a avaliação das atividades desenvolvidas.



i

Nenhum comentário:

Postar um comentário