quarta-feira, 21 de agosto de 2019

PEDREIRAS APRESENTA EXPERIÊNCIAS EM SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE HORTAS PEDAGÓGICAS



Os técnicos da Prefeitura de Pedreiras, Luis Rodrigo Coutinho e Lidiany Sampaio Aragão, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP); e a nutricionista Eliete Sousa, da Secretaria Municipal de Saúde, participaram nesta segunda-feira (19/08), em São Luis (MA) do seminário “Hortas Pedagógicas no Contexto do Pacto Nacional para Alimentação Saudável”.

Na ocasião foram apresentadas experiências de sucesso em Segurança Alimentar e Nutricional do município de Pedreiras. Rodrigo Coutinho apresentou as hortas pedagógicas já implantadas nas escolas municipais Zeca Branco e Janoca Maciel, Feira da Agricultura Familiar e outras ações como o PNAE e o PROCAF, em banners e também em palestra no auditório.

Painéis
O evento teve dois painéis. O primeiro sobre ”A importância das políticas sociais para a promoção da segurança alimentar e nutricional no estado do Maranhão”, do qual participaram Lourvídia Caldas, secretária Executiva da CAISAN Estadual e secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional; Francisco de Assis Abreu Júnior, secretário Municipal de Assistência Social de Caxias; Girlene Costa, secretária Municipal da Mulher de Parnarama; e Júlio César Mendonça, secretário Estadual da Agricultura Familiar.
O segundo abordou “O papel do Projeto Hortas Pedagógicas no pacto nacional para alimentação saudável e no avanço do SISAN no Maranhão”. Os participantes foram José Roberto Carlos Cavalcante, secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania; Moacir Feitosa, secretário Municipal de Educação de São Luís; Ivaldo Rodrigues, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís.

O Ministério da Cidadania e EMBRAPA estão fomentando hortas nas escolas e mantém projeto piloto em São Luis e Alcântara e deve se estender a outros municípios do Maranhão. Com a apresentação do projeto de Pedreiras, o nosso município já se coloca à frente, considerando que já há um trabalho neste sentido.

“Temos hortas em duas escolas, para alunos do 6º ao 9º ano, em que o foco não é necessariamente a produção em si, mas a importância da agricultura, que é a força da economia brasileira. Trabalhamos também a pontualidade do aluno, pois ele precisa chegar mais cedo para cuidar da horta”, ressalta Luis Rodrigo Coutinho.

Hortas Pedagógicas
Coordenado pela Embrapa Hortaliças, o projeto é fruto de uma parceria nacional entre Embrapa e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, atual Ministério da Cidadania, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em prol da segurança alimentar e nutricional das comunidades atendidas, por meio da educação. A iniciativa alia práticas de produção de hortaliças às práticas didático-pedagógicas da escola, estimulando crianças e adolescentes a levarem os conhecimentos para casa e comunidade. Na metodologia proposta para implantação do projeto, as hortas funcionam como sala de aula aberta e interdisciplinar, nas quais disciplinas básicas e temas transversais podem ser abordados, de forma prática, em conjunto com os aspectos agronômicos. Além da multidisciplinariedade, possui essência integradora (escola – aluno – família – comunidade) e multifuncional (vertentes social, econômica, ambiental, entre outras).








Nenhum comentário:

Postar um comentário