segunda-feira, 26 de agosto de 2019

PEDREIRAS REALIZA REUNIÃO INTERSETORIAL PARA TRATAR DE AÇÕES SOBRE SARAMPO



Com um caso confirmado recentemente no município de Lago da Pedra, o sarampo volta a preocupar os profissionais de saúde do Maranhão, e pela proximidade, de forma especial os de Pedreiras. Atendendo às exigências do Ministério da Saúde, várias providências já estão sendo tomadas, para a possibilidade de casos da doença no município.

Nesta segunda-feira (26/08) foi realizada reunião intersetorial para a consolidação das ações com a participação de várias secretarias num trabalho integrado, dando continuidade à formação da Equipe de Resposta Rápida, que já foi devidamente constituída, e também dos trabalhos de capacitação dos profissionais de saúde para a atuação.

Coordenação de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), da Prefeitura de Pedreiras está à frente de um Plano de Ação, com vistas a um possível caso de surto de sarampo, mantendo uma equipe de prontidão para todas as medidas imediatas, visando a detecção, os exames de confirmação e as medidas necessárias.

A coordenadora de Imunização da SEMUS, Francisca Íris Moura (Chiquinha) apresentou dados, sintomas e formas de acompanhamento, além das medidas a serem tomadas eventualmente, em caso de surto do sarampo, chamando a atenção do imediatismo das ações e do alto grau de contágio, conclamando a participação de todos.

“Estamos seguindo orientações do Estado, e já tivemos as etapas de capacitação, recebemos treinamento, estamos agora na etapa da reunião intersetorial, envolvendo outras secretarias, assessorias e coordenações para reafirmar o plano, e isso demonstra que o município de Pedreiras está vigilante e se planejando para o envolvimento de todos nesta causa”, ressalta Laís Amélia, coordenadora da Atenção Básica da SEMUS.

Sarampo no Brasil
Considerado erradicado por muitos anos, o sarampo está voltando a ter de surtos registrados no país. Segundo o Ministério da Saúde, parte da população deixa de se imunizar por achar que não há mais perigo e por conhecer pouco sobre a doença.

Principais sintomas
Manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e depois espalham;
Manchas brancas arredondadas dentro da bochecha;
Febre alta;
Tosse com catarro;
Conjuntivite;
Nariz escorrendo;
Perda do apetite;
Pode haver dor de cabeça, dor abdominal, vômitos, diarreia e dor nos músculos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário