quarta-feira, 9 de outubro de 2019

PEDREIRAS É UM DOS CINCO MUNICÍPIOS MARANHENSES PREMIADOS PELO UNICEF E MINISTÉRIO DA SAÚDE



A equipe de Pedreiras foi premiada entre as experiências exitosas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O Governo do Maranhão, o Ministério da Saúde e a Fundação das Nações Unidas para Infância (Unicef) reuniram, na última sexta-feira (04/10), representantes dos municípios maranhenses no ‘Workshop Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatite B no seu município’, assim como premiaram oito experiências exitosas de cinco municípios maranhenses.

Durante o workshop foi discutido como reduzir a transmissão vertical do HIV e Sífilis, bem como as corresponsabilidades entre Município, Estado e Governo Federal, além das entidades e instituições parceiras. Nortearam os debates ações que promovem um melhor acesso ao pré-natal das gestantes e que garantam a continuidade do tratamento após o diagnóstico.

Premiação
Oito experiências de cinco municípios maranhense foram premiadas durante o evento: Pedreiras (1), Imperatriz (4), São Luís (1), Paço do Lumiar (1) e Raposa (1). Cada grupo recebeu um kit educativo sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), contendo livretos, painéis e próteses para demonstração de uso de preservativos masculinos e femininos.

O representante do Ministério da Saúde e apoiador do projeto “Sífilis Não” no Maranhão, Luís Saulo Sousa Santos, destacou o empenho do Maranhão no combate da transmissão da sífilis. “A ideia de reconhecer o que os municípios fazem para combater a transmissão da sífilis abre o leque para que os outros municípios e estados vejam que é possível combater e obter resultados positivos”, destacou.

*com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde


CAMPANHA DE SÍFILIS E SÍFILIS CONGÊNITA

A coordenação Municipal de HIV/Aids e Hepatites Virais de Pedreiras está cumprindo agenda estratégica com ações da campanha "Outubro Verde", de combate à Sífilis e Sífilis Congênita, juntamente com o SAE/CTA, desenvolvendo as seguintes atividades:
Rastreamento dos casos de Sífilis e Sífilis Congênita;
Visitas nas UBS para orientação sobre Testes Rápidos;
Palestras nas UBS da cidade e da Zona Rural.

 As atividades objetivam buscar informação, fazer diagnóstico e promover o tratamento e a assistência em IST (Sífilis e Sífilis Congênita)





Nenhum comentário:

Postar um comentário