segunda-feira, 11 de novembro de 2019

SECRETARIA DE SAÚDE INICIA ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL NESTA SEGUNDA-FEIRA (11/11)



A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Estratégia Saúde da Família estará realizando várias atividades da campanha Novembro Azul a partir desta segunda-feira (11/11), que se estenderá até o dia 26 deste mês, com Consultas Médicas; Consultas de Enfermagem; Atendimento Odontológico; Atendimento Nutricional; Teste rápido de PSA; Testes rápido para HIV,SÍFILIS e HEPATITE; Aferição de PA; Glicemia capilar; Ultrassonografia de Próstata; e Palestras educativas.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O que é a próstata

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário