terça-feira, 24 de março de 2020

LABORATÓRIO MUNICIPAL CAPACITA PROFISSIONAIS PARA COLETAS DE MATERIAL DO DIAGNÓSTICO DA COVID-19




O município de Pedreiras está preparando sua equipe para atuar prontamente na coleta do material para exames, e nesta terça-feira (24/03) realizou capacitação de acordo com as normas técnicas do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), em São Luis, para os onze profissionais farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos e técnicos do Laboratório Municipal Zé Carvalho.

O diretor do Laboratório Municipal, Luis Henrique Moura (parte teórica) e a biomédica Sara Macêdo (prática) fizeram a condução dos trabalhos de capacitação da equipe que atuará na linha de frente de combate ao Covid-19. Eles foram capacitados anteriormente e socializaram com seus colegas as técnicas e protocolos necessários para suas atuações, ou seja, são multiplicadores de conhecimentos que muito irão contribuir para o enfrentamento à pandemia.

Na oportunidade foram repassadas as Notas Técnicas do Lacen para a Coleta, o acondicionamento e o envio de coletas para o diagnóstico do Covid-19, bem como os procedimentos técnicos para diagnóstico da Influenza (H1N1). Os profissionais ainda receberam kits contendo todo o material necessário para a execução dos trabalhos, como jaleco, propé, luva, gel, swabe nasal, máscara e gel.

Assim, todos os profissionais que atuarão nas escalas do Laboratório Municipal Zé Carvalho estão devidamente qualificados e prontos para o combate à pandemia do Covid-19 e também a gripe H1N1 (Influenza), que também vem registrando vários casos no Maranhão.

Quanto aos exames, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda ainda os resultados pelo Lacen, e em relação aos testes rápidos que serão disponibilizados pelo Governo Federal, a previsão é de que cheguem a Pedreiras no prazo de 10 a 15 dias, a contar desta data.








Nenhum comentário:

Postar um comentário