quinta-feira, 25 de junho de 2026

Sala do empreendedor rural

Sebrae inaugura primeira Sala do Empreendedor Rural do Maranhão e nova Sala Parceiro em Pedreiras



Pedreiras viveu um momento histórico para o desenvolvimento do campo. O Sebrae inaugurou a primeira Sala do Empreendedor Rural do Maranhão, sendo também a segunda unidade de todo o Nordeste, além de uma nova Sala Parceiro no município.

O espaço foi criado para fortalecer quem vive e produz na zona rural, oferecendo serviços essenciais como formalização de atividades, acesso a crédito, emissão de documentos e capacitações. A proposta é levar mais orientação e oportunidades para agricultores familiares, produtores e pequenos empreendedores.

A iniciativa também garante suporte em gestão da propriedade, comercialização e acesso a novos mercados, incentivando a inovação e aumentando a competitividade dos negócios rurais.

Com essa implantação, o Maranhão passa a ganhar destaque nacional, integrando um movimento que já acontece em outros estados do país. A expectativa é que Pedreiras se torne referência para toda a região Nordeste.

A solenidade contou com a presença de Porta-vozes do Sebrae entre eles

Celso Gonçalo de Sousa – Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão

Albertino Leal de Barros Filho – Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão

Marina Lavareda - Gerente Estadual de Atendimento do Sebrae no Maranhão

Emerson Mendes - Gerente da Unidade de Negócios Sebrae em Bacabal

Nonato Passo – Gestor regional das Salas do Empreendedor bem como a presença da prefeita de Pedreiras Vanessa Maia e do secretário de agricultura do município.

reforçando a união de esforços para impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar mais oportunidades no campo.










segunda-feira, 15 de junho de 2026

RECUPERAÇÃO DAS VICINAIS

Prefeitura intensifica recuperação de estradas vicinais com recursos próprios

Ações visam garantir melhor mobilidade para moradores e escoamento da produção agrícola após o período chuvoso.

Com o objetivo de restabelecer a plena trafegabilidade nas zonas rurais após os estragos causados pelo período invernoso, a Prefeitura de Pedreiras,mantém em ritmo acelerado o cronograma de recuperação das estradas vicinais. A iniciativa, realizada integralmente com recursos próprios, busca atender às demandas antigas da população e assegurar o direito de ir e vir dos moradores.

As equipes de infraestrutura já concluíram as melhorias em pontos críticos nos povoados Centro do Julião, Mundurí e Sítio Novo. Nestes locais, o trabalho incluiu patrolamento e reparos pontuais, garantindo condições de tráfego seguras.

Atualmente, o maquinário pesado está concentrado na estrada de acesso que compreende do término do transwal seguindo em direção aos povoados Cocalinho e Santa Maria. A gestão municipal informou que o plano de recuperação é contínuo e que outras comunidades já estão mapeadas para receber as intervenções.

Para o homem do campo, a manutenção dessas vias é fundamental não apenas para a mobilidade cotidiana, mas para o escoamento da produção agrícola. Segundo a administração, manter as estradas em boas condições é uma prioridade da gestão, visando diminuir o isolamento das comunidades rurais e facilitar o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação.

"Nosso compromisso é garantir que o morador da zona rural tenha a mesma qualidade de acesso que os moradores da sede. Estamos investindo recursos do próprio município para que o escoamento da safra e o transporte de nossos estudantes não sofram interrupções," destacou a gestão municipal.

A prefeitura reforça que os trabalhos seguirão até que todas as rotas estratégicas do município estejam devidamente recuperadas.

ASCOM









quinta-feira, 11 de junho de 2026

COMITÊ DE PREVENÇÃO À MORTALIDADE MATERNA INFANTIL

PEDREIRAS SAI NA FRENTE E CRIA O  COMITÊ DE PREVENÇÃO À MORTALIDADE MATERNA INFANTIL




A Secretaria Municipal de Saúde de Pedreiras deu um importante passo na luta contra a mortalidade materna, infantil e fetal com a criação de um comitê especialmente destinado a debater e encontrar soluções para essa questão. Considerado um projeto pioneiro na região do Médio MEARIM, segundo a secretária Arilene Oliveira, o comitê representa um processo inovador que visa enriquecer o atendimento das gestantes por meio de ações que fortalecem a assistência e elevam a qualidade de vida das mulheres e crianças pedreirenses.

Na última reunião, o encontro contou com a presença da promotora de justiça Marina Carneiro, representante do Ministério Público, que destacou sua atuação na defesa dos direitos das mulheres no âmbito da saúde. Ela ressaltou que, desde o ano passado, integra o Comitê Regional de Prevenção à Mortalidade Materno-Infantil, onde essa pauta tem sido prioridade nas ações do órgão, reforçando o compromisso na proteção e promoção da saúde feminina.

A prefeita Vanessa Maia também participou da reunião e enfatizou a importância do debate para promover melhorias efetivas na área da saúde. Ela destacou a relevância da parceria entre a Prefeitura e a Promotoria de Justiça, ressaltando que o trabalho conjunto é fundamental para avançar na prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal, garantindo atendimento humanizado e eficaz para as famílias de Pedreiras. Segundo a prefeita, esse comitê oferece uma oportunidade singular para unir esforços, fortalecer políticas públicas e construir um futuro mais saudável para a comunidade.

Esse esforço conjunto reafirma o compromisso do município com a vida, promovendo estratégias integradas que valorizam a saúde das mulheres e crianças, apontando caminhos para a redução das mortes evitáveis e o fortalecimento da rede de assistência local.









quarta-feira, 20 de maio de 2026

4º LUGAR MELHOR PARA SE VIVER

Pedreiras se destaca e ocupa 4º lugar entre as melhores cidades do Maranhão para se viver



O município de Pedreiras conquistou uma posição de destaque ao figurar em 4º lugar no ranking das dez melhores cidades do Maranhão para se viver. O resultado reforça os avanços registrados nos últimos anos e evidencia a qualidade de vida que a cidade vem proporcionando à sua população.

O levantamento leva em consideração diversos indicadores, como infraestrutura, acesso à saúde, educação, geração de emprego e renda, além de investimentos em áreas essenciais. Pedreiras tem avançado de forma significativa nesses setores, fruto de ações conjuntas entre a gestão municipal e parcerias com o Governo do Estado.

Entre os pontos que contribuem para esse reconhecimento estão as melhorias na mobilidade urbana, ampliação dos serviços de saúde, investimentos em iluminação pública, pavimentação de ruas e fortalecimento de programas sociais. Obras importantes e iniciativas voltadas ao bem-estar da população têm transformado a realidade de diversos .

A percepção é de uma cidade que cresce de forma organizada, oferecendo mais oportunidades e qualidade de vida. Isso mostra que Pedreiras está no caminho certo.

Com esse reconhecimento, Pedreiras reafirma seu potencial e se consolida como uma das principais cidades do estado, mostrando que planejamento, investimento e compromisso com a população são fundamentais para construir um lugar cada vez melhor para se viver.




terça-feira, 14 de abril de 2026

FORTALECIMENTO

Diálogo e fortalecimento institucional marcam reunião entre gestão e sindicato dos servidores municipais.



Em mais um importante momento de escuta e construção coletiva, o secretário de Administração e Governo realizou hoje, uma reunião com representantes do sindicato dos servidores e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro teve como principal objetivo fortalecer o diálogo e estreitar os laços entre os servidores públicos e a gestão municipal.

A reunião aconteceu em um ambiente de respeito e transparência, onde foram debatidas pautas relevantes para o bom funcionamento dos serviços de saúde, valorização dos profissionais e melhoria contínua no atendimento à população. A presença do secretário Chico da Tv reforçou o compromisso de uma gestão participativa, que entende a importância de ouvir quem está na linha de frente.

Durante o encontro, o secretário destacou a importância de manter canais abertos de comunicação, ressaltando que o diálogo é essencial para a construção de soluções eficientes e sustentáveis dentro da administração pública. Ele também fez questão de participar ativamente da reunião junto à Secretaria de Saúde, demonstrando alinhamento entre as pastas e compromisso com o bem-estar dos servidores.

A iniciativa reforça uma postura de proximidade e responsabilidade, promovendo a integração entre gestão e servidores, e consolidando uma administração baseada na escuta, no respeito e na busca constante por avanços que beneficiem toda a população.