quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

INCLUSÃO SOCIAL: PEÇAS DA DECORAÇÃO DO CARNAVAL DE PEDREIRAS ESTÃO SENDO FEITAS PELOS RECUPERANDOS DA APAC



Painéis criativos, coloridos e cheios de detalhes artísticos moldados à base de pincéis e tintas, em madeiras recortadas, formam as 41 peças de decoração e dois portais gigantes que serão colocados em pontos estratégicos da cidade para o Carnaval do Povo 2017, em Pedreiras. Seria muito normal se essas obras de arte estivessem sendo confeccionadas por artistas plásticos experientes, mas, a Prefeitura de Pedreiras resolveu inovar.

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Pedreiras, por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo – FUP, com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, instituição que atua no Centro de Ressocialização de Pedreiras, garantiu que esse trabalho fosse realizado pelos recuperandos da instituição penal.

Mais de 10 presos se dedicam ao trabalho de confeccionar, pintar e dar tratamento final aos painéis, sob o comando do coordenador de Oficinas de Laborterapia, Balbino Cajueiro Pachêco. Ele faz os esboços iniciais de cada desenho e supervisiona todo o trabalho. Da madeira moldada surgem arlequins, colombinas, pierrôs e outras figuras que ilustram o carnaval, das mãos de homens que cumprem penas e se recompõem para seu retorno à sociedade.




A parceria começou a partir de uma visita do prefeito Antônio França ao Centro de Ressocialização, e foi iniciada com as artes para a decoração do carnaval, mas outras ideias já estão sendo estudadas para um trabalho em conjunto da APAC com a Prefeitura de Pedreiras.

O coordenador de Oficinas, Balbino Pachêco, um renomado artista plástico pedreirense, relata que também há outras parcerias com empresas, que faz com que o trabalho seja valorizado. A cada três dias trabalhados há a diminuição de um dia de pena, portanto, é um trabalho social importante. “A confecção e pintura dos painéis está sendo rápido, há apenas três dias estamos trabalhando e os meninos estão dando conta do recado. É um orgulho estarmos produzindo essas peças, porque eles pensam que não são artista, mas são, eles têm talento e uma veia artística natural.”, afirma.


O representante do Conselho de Sinceridade e Solidariedade, Raedson Teixeira (uma espécie de porta-voz do grupo junto à direção da APAC), considera importante a parceria com a Prefeitura de Pedreiras/FUP. “É uma satisfação para nós expressarmos nosso talento, sabendo que de certa forma também estaremos participando do carnaval, levando alegria através dos nossos desenhos”, disse.

Raedson complementa que, “na rua, a grande maioria aqui não pensava em fazer esse tipo de trabalho, de pintar, desenhar e outras formas de artes plásticas, mas já descobrimos muitos talentos entre os recuperandos. São trabalhos que a gente só se toca que é capaz depois que está pronto, que termina de fazer. Então a prefeitura trouxe essa proposta como uma forma de estar apoiando a gente”, afirma. Ele finaliza afirmando que, “todas as pessoas que vêem esses painéis no carnaval, lembrem-se que foram os recuperandos da APAC que fizeram”.

O recuperando Altemon Duarte já tinha habilidades para o desenho antes de ser preso, mas desenvolveu melhor seu talento. “Com a ajuda do professor Balbino, eu desenho as peças, ele formata melhor, faz uns ajustes e o restante do pessoal pinta. Essa parceria é fundamental para mostrarmos à sociedade que somos capazes de produzir esses trabalhos, porque muitas pessoas duvidam da nossa capacidade. E estamos dando o nosso melhor”, disse.



O presidente da APAC, Enoque de Sá Barreto Filho, disse que o apoio do poder público é muito positivo e fundamental para a instituição nessa parceria com relação à arte, porque o recuperando descobre seu interior através da arte.

“Aqui entra o homem e o seu delito fica lá fora. Aqui trabalhamos a pessoa humana. Eles cometeram um crime, erraram e tem que pagar pelos erros que cometeram, porém as funções da pena são duas: punir e recuperar. Se for só punir o resultado é tudo o que estamos vendo todos os dias no Brasil, que são as rebeliões, as mortes dentro e fora das prisões, enfim o caos, e a consequência das rebeliões aflora também nas ruas,  com comércios saqueados, presos dando ordens de dentro das prisões contra a sociedade, então tem que punir, que é tirá-los da liberdade, mas tem que recuperar com trabalhos como estes que estamos vendo”, disse.

Ele afirma que a parceria com a prefeitura abre novos horizontes e que com isso, o prefeito Antônio França está investindo na segurança pública, porque a probabilidade maior é que esses recuperandos voltem à sociedade e se reintegrem, passando a não mais cometer delitos, ou seja, são crimes que deixarão de ser cometidos em Pedreiras.

A verdade é que os recuperandos estão tendo a chance de se redimir, de poder voltar ao convívio com a sociedade após cumprir a sua pena, e através deste trabalho, essas portas estão abertas. Então, que na alegria do carnaval, todos possam lembrar que há um trabalho de libertação sendo feito dentro do Centro de Ressocialização e que cada um daqueles apenados possam ter uma segunda chance na vida.
Ao final, Altemon Duarte, o desenhista, deixou sua mensagem para os foliões. “Desejo que todos brinquem em paz, com alegria e que não cometam nenhum tipo de excesso que prejudique a vida de outras pessoas. Bom Carnaval a todos...”, finalizou com o olhar triste.








Nenhum comentário:

Postar um comentário