quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE CURSO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE ALIMENTO ESCOLAR



A alimentação escolar requer cuidados especiais em todas as etapas do processo, desde a qualidade dos produtos, a forma de manipulação e o transporte, até chegar ao aluno. Para melhorar a sistemática da nutrição nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu o curso de "Boas Práticas de Fabricação" nesta terça-feira (07/02) no prédio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O curso foi ministrado pela nutricionista da Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar de Pedreiras (UANEP), Mônica Brasil, tratando da higienização e sanitização de alimentos (conjunto de medidas adotadas na indústria alimentícia para fabricação de produtos dentro das condições higiênicas indispensáveis); higiene pessoal; processo 8S (programa japonês introduzido no Brasil, como modelo a ser seguido em unidades de produção de alimentos), higiene de equipamentos, utensílio e ambiente. O curso foi voltado para cozinheiros, motoristas da merenda escolar, vigias, enfim, para toda a equipe que irá trabalhar com a alimentação para as escolas.

A nutricionista Mônica Brasil falou sobre o intuito da capacitação. “É um curso voltado para as noções básicas de quem trabalha na cozinha industrial de alimentação escolar, como higienização e cuidados na preparação, assim teremos mais qualidade. É algo novo que a prefeitura está fazendo,  e a partir de agora também estamos com duas nutricionistas, sendo que uma ficará voltada para o assessoramento das escolas, acompanhando de perto toda a sistemática de distribuição com a preocupação de levar ao aluno alimentação saudável e de bom teor nutricional”, disse.

Eliana Plácido, nutricionista, explica seu trabalho no acompanhamento da alimentação escolar. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE institui que temos que fazer a preparação do cardápio, o acompanhamento e a avaliação nutricional, no sentido de detectar casos de obesidade, intolerância alimentar e outros casos, além da verificação da qualidade do alimento servido ao aluno”.
O PNAE contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário