quarta-feira, 8 de março de 2017

EDUCAÇÃO REALIZA CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


Por meio da Secretária Municipal de Educação, a Prefeitura de Pedreiras está realizando a formação do PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) a capacitação iniciou-se na manhã desta terça-feira (07/03) e acontecerá até sexta feira (10/03) na Escola João Meneses, no Bairro Goiabal, e está voltada aos professores de 1º ao 3º ano do fundamental menor da Rede Municipal de Ensino. 
                       
Durante a capacitação, os professores são divididos em duas turmas, em cada uma tem dois orientadores de estudo, que passaram por um treinamento na Universidade Federal do Maranhão – (UFMA) -  Pólo Caxias.  Também participaram da mesma preparação, os supervisores das escolas, com a finalidade de acompanharem o trabalho dos professores nas unidades de ensino.                    
                           
A Coordenadora do PNAIC em Pedreiras, Aricilda Sônia Alves de Araújo ressalta a importância formação dos professores de alfabetização dos alunos. "Estão participando desta capacitação 75 professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, após esses quatro dias de formação realizaremos um seminário com entrega de certificados pela UFMA, no dia 25/03 para finalizar esta etapa, pois sabemos que o professor é quem conduz o processo de alfabetização dos alunos e quanto mais ele estiver capacitado, melhor será o desenvolvimento na sala de aula para com esses alunos, nós podemos observar a melhoria, o aprendizado que essa criança obtem, porque a alfabetização antes era algo mecânico, mas hoje com as inovações as crianças estão aprendendo cada vez mais", disse.          
            
Já a professora da Unidade de Ensino Reino Infantil, Jakeline Machado de Melo falou sobre o aprendizado. "Esta formação é importante, pois nós, como professores alfabetizadores, estamos aprendendo técnicas diversificadas de alfabetização. Em sala de aula nós poderemos utilizar o que estamos aprendendo na formação para melhorar o aprendizado das crianças", afirmou.      
                 

"A formação do PNAIC é positiva porque nos dá estratégias e formas para o trabalho em sala de aula e isso acrescenta muito no conhecimento do professor porque muitos ainda trabalham da forma tradicional, não aprenderam a foram de alfabetizar como agora, até porque nós fomos ensinados dessa forma e ensinamos as crianças da maneira como fomos ensinados e isso já está ultrapassado. Hoje o correto é alfabetizar ‘letrando’, dando as crianças uma dimensão do que é a leitura e o PNAIC está nos dando apoio com esta capacitação", ressaltou o professor da Escola João Meneses, Thayronne Rennon. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário