segunda-feira, 20 de março de 2017

ESPECIAL - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE EM AÇÃO


Nunca se falou tanto em meio ambiente como nas últimas décadas, em grande parte por causa da crise ecológica planetária que tem atingido a humanidade e se acentuado ano após ano. E o  papel dos governantes têm fundamental relevância diante dos problemas e em busca de políticas públicas  para enfrentar esta questão. Meio Ambiente, deve incluir em sua definição aspectos relacionados aos componentes bióticos (ou orgânicos como a fauna, a flora e o homem), abióticos (ou inorgânicos), suas interações entre si, e o espaço geográfico ocupado ou não pelos seres vivos.

Atualmente, quase todos os governos possuem políticas ambientais. Estas políticas são, portanto, importantes instrumentos para a garantia de um futuro com desenvolvimento e preservação ambiental. São também fundamentais para o combate ao aquecimento global do planeta (verificado nas últimas décadas), redução significativa da poluição ambiental (ar, rios, solo e oceanos) e melhoria na qualidade de vida das pessoas (principalmente dos grandes centros urbanos).

Em Pedreiras, também nos últimos anos, essa discussão está na pauta do governo municipal. Na gestão do prefeito Antônio França, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), cujo titular é um homem ligado à causa ambientalista, Simão Reis, está iniciando um trabalho vigoroso na sua pasta, com ações que se direcionam à preservação das nossas riquezas naturais e a melhora da qualidade de vida da população pedreirense.

Nesses primeiros dias de governo, pontuamos algumas destas ações, considerando que outras atividades estão registradas pelo blog pedreirasoficial.blogspot.com, relacionaremos, adicionalmente outras realizações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente:

Janeiro


18/01 - Aferição em Encontro de Paredões

A SEMMA disponibilizou o servidor Jose Fernandes, para o primeiro encontro de paredões, o evento aconteceu no Espaço Global, que fez as aferições com decibelímetro (aparelho que mede a intensidade do som) e fiscalizando casos de poluição sonora.




18/01 - PREFEITO TEM REUNIÃO COM COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MEARIM E ACERTA PARCERIA


Fevereiro

01/02 - SECRETÁRIOS RECEBEM REPRESENTANTES DE EMPRESA PAULISTA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


03/02 - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REALIZA CURSO PARA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

14/02 - Curso de Multiplicadores Ambientais.

 A SEMMA realizou, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, curso para formação de multiplicadores, em que participaram vários órgãos ligados à causa ambiental da nossa região, e ainda capacitou todo o corpo técnico da secretaria. O curso aconteceu nos dias 14 e 15 de Fevereiro.

14/02 - Reunião com Ministério Público

A SEMMA reuniu-se com o Ministério Público para tratar do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre poluição sonora e licenciamentos ambientais. A reunião aconteceu com a presença do secretario de Meio Ambiente Simão Reis e do técnico Ambiental Jose Fernandes, cujas recomendações estão colocadas em prática, e repassada para sociedade civil no dia a dia, nos trabalhos dos multiplicadores.

18/02 - Reuniao com Corpo de Bombeiros

A SEMMA se reuniu com o Corpo de Bombeiro para fazer parceria sobre as normas técnicas para a prevenção contra incêndio em eventos. Na reunião os servidores Francisca Santos e Jose Fernandes discutiram as normas , que já foram colocadas em prática já no período de Carnaval e essas orientações seguem sendo repassada para os proprietários de bares e casas de show.


23/02 – Ação Educativa de Carnaval

A SEMMA fez um trabalho educativo e de divulgação de aspectos ambientais observados durante o período carnavalesco, dentre os quais, a poluição sonora. Os servidores José Fernandes e Nivaldo Bispo realizaram as ações em conjunto com outros órgãos públicos. 

Março

09/03 - Visita a Cooperativa dos Catadores de Lixo

A equipe da SEMMA visitou a Cooperativa dos Catadores de Lixo e fez uma análise técnica de como reestruturar a instituição, pois segundo os técnicos, a mesma se encontra abandonada. O secretário Simão Reis, acompanhado de dois técnicos, fez uma visita e analisou minuciosamente os equipamentos e as condições necessárias para reativar a cooperativa o maIs rápido possível. 

10/03 - Vistoria para Retirada Chiqueiro de Porcos

Atendendo a uma denúncia dos moradores do povoado Pau Gelado, a SEMMA, enviou os técnicos  Jailton Martins e Francisco Emmanuel para averiguar um chiqueiro de porcos, que segundo moradores estaria causando mau cheiro, e que as fezes  dos animais estavam contaminando o poço que abastece parte da população. Os técnicos convocaram a proprietária e repassaram o caso para a Vigilância Sanitária.

14/03 - SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REUNE PROPRIETÁRIOS DE CARRO DE SOM E COBRA CUMPRIMENTO DA REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO


15/03 - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE EM AÇÃO: VISTORIA E APREENSÃO DE MADEIRA ILEGAL

16/03 – Reunião com diretores de Escolas Municipais

A técnica Francisca Santos, da SEMMA ministrou reunião com diretores da unidades de ensino da Rede Pública Municipal, para preparar os trabalhos que serão realizados conjuntamente com a Secretaria Municipal de Educação, durante a semana da água.


16/03 – Monitoramento Contra Enchentes

A SEMMA enviou o fiscal Jailton Martins, averiguação das condições da Barragem do Rio Flores. Ele acompanhou nessa visita o representante do Comitê da Bacia do Hidrográfica do Médio Mearim,  Jose Filho, fazendo trabalho preventivo em relação aos riscos de cheias do Rio. O técnico, em seu relatório, constatou estado de abandono da Barragem do Flores, mas não detectou risco imediato de enchente provocado por aquela obra.                




       

Nenhum comentário:

Postar um comentário