segunda-feira, 20 de março de 2017

PRESIDENTE DA FUP PRESTIGIA FESTA DA CULTURA RELIGIOSA AFRICANA


A cultura religiosa de matriz africana comemora 19 de março como o dia de São José. Já na noite de 18, se estendendo até a madrugada de 19/03 foi realizado na Tenda Espírita São José de Ribamar, um tambor em homenagem ao santo. O ritual marca o fechamento das correntes para a quaresma. O tambor foi organizado pelo chefe da tenda, o Pai de Santo, Mestre Riba de Yansã, e a presidente da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo – FUP, Francinete Braga, prestigiou a festa religiosa.  

As religiões e cultos de matrizes africanas foram incorporadas a cultura brasileira desde há muito, quando os primeiros escravizados desembarcaram no país e encontraram em sua religiosidade uma forma de preservar suas tradições, idiomas, conhecimentos e valores trazidos da África.

A presidente da FUP explica o aspecto cultural do ritual e da religiosidade. “Assim como tudo que fazia parte deste universo, tais religiões – apesar de sua influência e importância na construção da cultura nacional – também foram perseguidas e, em determinados momentos históricos, até proibidas. Toda essa ‘ignorância’ com relação a essas culturas gera um ambiente propício para intolerância, proporcionando sofrimento aos praticantes e a todos aqueles que fazem parte da população negra, que tem os seu direito de pertença e identidade racial muitas vezes negado em função do racismo”, disse a gestora cultural.


Segundo Francinete Braga, a FUP é predominante em suas relações das matrizes africanas, quebrando um tabu que ainda predomina na sociedade e nas nossas mentes. A presidente afirma compromisso de respeito não só no aspecto religioso, mas também cultural com  as manifestações populares existentes  em todo o município de Pedreiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário