quinta-feira, 23 de março de 2017

FUP COMEMORA EM PEDREIRAS COM RECITAL O DIA MUNDIAL DA POESIA


Em comemoração ao dia Mundial da Poesia, foi realizado na noite desta terça-feira (21/03) um Recital Poético que aconteceu no Palácio Municipal (Memorial João do Vale). O evento foi realizado pela Prefeitura de Pedreiras por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP) com parceria a Secretaria Municipal de Educação.

O recital reuniu poetas, estudantes e gestores de escolas. Durante o evento, os estudantes recitaram poesias sobre Pedreiras, dentre as quais a Pedra Grande, incluindo diversos temas desde o humor ao romântico, alguns estudantes foram ousados levando ao público poemas de sua própria autoria, como Felipe da Silva, Estudante do Zeca Branco, que recitou o poema "Corrupção".

O poeta e escritor, Samuel Barreto falou sobre a comemoração do dia da poesia. “É um momento importante, para todos saberem que hoje comemora-se o dia mundial da poesia, portanto a FUP resolveu englobar tudo isso fazendo com que professores e alunos estivessem interagindo nesse dia. Para mim a poesia é o cotidiano, é o espanto, é o flagrante da vida real, na qual tem duas funções sociais, causar a emoção pela dor ou pelo riso, então a poesia é algo do dia-a-dia das pessoas" , disse Barreto.                      
A gestora da escola Corrêa de Araújo, Ana Roseles avaliou o evento. "Me sinto agradecida pela oportunidade de participar deste evento, estou hoje com uma aluna, que recitou a poesia, 'Um olhar pedreirense. Pedreiras, a minha princesa vive', trazendo aqui o nome do nosso Colégio Corrêa de Araújo que também foi um poeta dessa cidade. É muito importante a participação das crianças, dos jovens, dos adultos porque a poesia não pode morrer. Quero parabenizar a Fundação Pedreirense de Cultura e a Prefeitura de Pedreiras."       
                
A presidente da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo -FUP, Francinete Braga, falou sobre a realização do evento. "Está sendo muito bom, convidamos escolas, faculdades e na realidade é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, as escolas tanto municipais, como estaduais e particulares estão aqui. Hoje o Dia Mundial da Poesia, onde todos estão comemorando e Pedreiras é terra de poetas maravilhosos. É muito importante valorizar a poesia e fazer com que as crianças tenham amor pela poesia, pela leitura, podendo discutir e falar de diversos assuntos com muito mais qualidade."               
        

O cantor pedreirense Josivan cantou um repertório de João do Vale, e paralelamente foram apresentados vários títulos da literatura de Pedreiras expostos numa mesa repleta de livros destacando as atividades literárias da “Princesa do Mearim”.













Nenhum comentário:

Postar um comentário