quinta-feira, 23 de março de 2017

ANTONIO FRANÇA PARTICIPA DE ENCONTRO DA REGIONAL DE PEDREIRAS SOBRE ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE


Com o objetivo de reestruturar e organizar os serviços e redes de atenção a saúde para melhor atender as necessidades da população e aperfeiçoar o atendimento do município, a Unidade Gestora Regional de Saúde de Pedreiras em parceria com a Prefeitura de Pedreiras realizou nos dias 22/03 e 23/03 na Faculdade de Educação São Francisco (FAESF), reunindo prefeitos, dentre os quais Antônio França (Pedreiras) Júnior Cascaria (Poção de Pedras), Aluisinho (Esperantinópolis), além secretários municipais e assessores dos município da região.

Durante o evento foram realizadas palestras e discussões sobre a organização da Rede de Saúde; introdução e conjuntura da Estratégia da Saúde da Família; a divisão dos programas (saúde na escola; pessoas com deficiência; pessoas portadoras de câncer; saúde da criança e do adolescente; sistema de vigilância alimentar; doenças crônicas, como diabéticos e Hipertensos; saúde do idoso, entre outros programas), e outros.       
                
A reunião envolve os 13 municípios que compões a Unidade Regional de Saúde de Pedreiras, trata-se de uma reunião para a reestruturação das Redes de Atenção a Saúde do nosso Estado e especificamente da nossa região de saúde.

A secretária de Saúde de Pedreiras, Karen Cynthia, explica. “Vários assuntos estão sendo abordados, pois se trata de reestruturar as redes de atenção da nossa região. O cidadão tem direito a saúde como um todo, a integralidade, e tem municípios menores que não tem como ter todos os serviços, por exemplo, um hospital de alta complexidade, porque é um município de menos de 5.000 mil habitantes, portanto, hoje em todos os serviços são implantados nesses municípios maiores, como Pedreiras e Lago da Pedra, por isso tem que ser discutido em região porque muitos serviços que vem para Pedreiras não é para atender apenas o nosso município, mas Bernardo do Mearim,  Trizidela do Vale e Lima Campos. Então consultas especializadas, saúde mental, tem uns serviços que devem ser realizados aqui, dessa forma, essa discussão é para a reestruturação da Rede de Atenção a Saúde do Estado do Maranhão."         
              

Ainda no encontro, foi apresentada a Rede de Atenção a Saúde e feito o mapeamento dos grupos por Estratégia da Saúde da Família.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário