sexta-feira, 10 de março de 2017

MINISTÉRIO DA SAÚDE FARÁ LEVANTAMENTO DE DENGUE EM PEDREIRAS NA PRÓXIMA SEMANA



Uma ação conjunta do Ministério, Secretaria de Estado e Secretaria Municipal de Saúde, o Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypt – LIRAa, será realizado a partir de segunda-feira (13/03), em Pedreiras. Consiste em uma amostragem larvária de Aedes aegypti no município para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. É ferramenta fundamental para direcionamento e intensificação das ações antivetoriais, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município.

O Ministério da Saúde sorteia os domicílios e monitora, através de um programa, as ações que devem ser realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), com a supervisão de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, e será feito todo o trabalho durante a semana de 13 a 17 de março e em toda a cidade.

A mesma ação será repetida ainda nos meses de Julho e Outubro deste ano, com as visitas aos domicílios sorteados, e se este se encontrar fechado, será visitado o anterior ou o posterior, sem causar prejuízos à coleta informativa.

A Prefeitura de Pedreiras já disponibilizou todo o material e equipamentos necessários para o trabalho, que contará com 13 ACE’s, três supervisores por parte do Município e outros três por parte da Secretaria de Estado da Saúde.

O Ministério da Saúde classifica o município da seguinte forma: VERDE – aqueles que têm menos de 1% de incidência de larvas; AMARELO – 3,8%; e VERMELHO – acima de 3,8%, que são consideradas áreas de risco da Dengue.


Em Pedreiras esse levantamento é feito desde o ano 2012, e se mantém acima dos 3%, e não faz parte de área de risco. Tão logo os dados sejam coletados e concluídos o trabalho, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica fará a divulgação para que toda a sociedade tome conhecimento e as devidas e necessárias precauções para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt em nosso Município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário