sexta-feira, 28 de abril de 2017

FESTIVAL PAU E CORDAS É SUCESSO E CONSAGRA JOVEM PEDREIRENSE ADRIEL LIMA COM DUAS PREMIAÇÕES



Intérpretes e compositores vindos de várias cidades de Maranhão cantar na “Terra de João do Vale”, numa confraternização artístico-cultural regada a boa música. Assim aconteceu a 5ª edição do Festival de Música Popular “Pau e Cordas” de Pedreiras. A primeira depois de muitos anos sem atividades deste porte na cidade.

Nesta quarta-feira (26/04), marcando as comemorações do 97º aniversário de Pedreiras, a Prefeitura Municipal por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), resgatou mais um grande evento da cultura popular da “Princesa do Mearim”, o que tem sido uma marca nesta gestão.

Na abertura do festival um show marcante com os cantores Elizeu Cardoso e Célia Sampaio, que também integraram o júri da competição, presidido pelo médico, advogado e ativista cultural Bentivi. E logo depois a apresentação das 15 músicas finalistas, levantando o público presente no anfiteatro Dom Jacinto Brito. Ritmos variados desde balada romântica até terecô, passando por reggae e baião, fizeram uma miscelânea musical de primeiríssima qualidade, sob a direção do experiente cantor, compositor e "agitador cultural" Paulo Piratta.

Nomes da música maranhense como Gerude, Beto Ehonque, Eloy Melônio, Selma Delago, Carol Cunha, Itamar Lima,   Gilvan Mocidade, Keneddy Aranha, Chico Nô,  Manu Lopes, Alex Brasil, Erasmo Dibel, Well Matos, Dommer, Zé Lopes e novos como Marcelo Chauvinski, Tayrimme e Adriel, além dos pedreirenses Marcelo Cruz, Netto Kavacos, Adriel Lima, Mateus Oliveira, Samuel Barrêto, Paula Giovana, dentre outros, abrilhantaram a competição, que segundo os próprios artistas, era uma confraternização da música.

Após a apresentação das músicas concorrentes ao prêmio, foi realizada uma homenagem especial ao cantor Brandinho, uma das mais belas vozes pedreirenses de todos os tempos, que se encontra com problemas de saúde, e o show “Da Golada pro Brasil”, com Samuel Barrêto, Edivaldo Santos, Paula Giovana e Chagas Melo, fizeram uma leitura muito bem elaborada da obra de João do Vale.

Ao final, foram anunciados os vencedores: 3º Lugar - "Pássaro Homem" – Autor e interprete Mano Lopes, 2º Lugar e melhor intérprete - "Canção" – Autor e interprete Adriel Lima e 1º Lugar - "Recado" – Autor e interprete Gilvan Mocidade. O prêmio de Aclamação Popular ficou com Keneddy Aranha pela música "Eu sou de lá”.O jovem compositor e intérprete pedreirense se consagrou recebendo duas premiações e reforçando a tese de que Pedreiras é um grande celeiro cultural, em que brotam talentos a cada dia.

A presidente da FUP, Francinete Braga disse estar muito feliz com a qualidade do festival. “Conseguimos reunir o melhor da música de todo o Estado, e isso é muito bom porque demonstra que Pedreiras tem credibilidade no meio cultural”, disse.

Os vencedores receberam premiação da Prefeitura de Pedreiras, por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo, com a seguinte distribuição: 1º LUGAR: Troféu + 3 mil reais; 2º LUGAR: Troféu + 2 mil reais; 3º LUGAR: Troféu + R$ 1,5 mil reais ; Prêmio para o Melhor Intérprete: 500 reais;  Aclamação Popular 500 reais.

O cantor e compositor Gerude, que tem centenas de músicas gravadas por artistas como Alcione e outros falou de sua alegria de estar em Pedreiras. “É uma terra que respira cultura, a terra de João do Vale, e estou feliz por estar aqui participando deste encontro. Festivais como esse revigora a nossa música”, disse o artista.


Paul Getty, compositor e agitador cultural pedreirense parabenizou o prefeito e os organizadores do festival. “É uma grande iniciativa a retomada dos festivais em Pedreiras, uma terra de grandes artistas e que tão bem recebe a todos”, ressaltou.


O prefeito Antônio França avaliou positivamente o evento e prometeu todos os esforços no sentido de dar continuidade. “Vamos trabalhar em prol da cultura e promover este festival todos os anos de nossa gestão, e buscar formas de fazer cada vez melhor, pois entendo que a cultura é uma das nossas maiores riquezas”, afirmou o gestor.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário