terça-feira, 2 de maio de 2017

ESPORTES RADICAIS ENCERRAM FESTIVIDADES DO 97º ANIVERSÁRIO DE PEDREIRAS


Pedreiras encerrou a programação dos 97 anos com esportes radicais. Nesta segunda-feira (1º/05), no Global Music foi realizado o I Festival de Cultura, Juventude e Esportes Radicais, com apresentação de skatistas, rappers, praticantes de parkour e Mc´s. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv) e Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semudel), com o objetivo de valorizar e incentivar a prática de esportes a artes alternativas.

O público e os praticantes contribuíram com alimentos não perecíveis, sendo que 140 quilos de foram arrecadados. No palco, a Banda Barbas de Noé fez a trilha do festival com muito rock.  O evento contou com a participação de crianças e jovens de Pedreiras, Trizidela do Vale, Dom Pedro, São Luis e outras, movimentando muita gente, em que foram realizadas competições livres de skate, batalha de Mc´s,e apresentações de bike e parkour.

Francinete Braga, presidente da FUP, falou da parceria entre as secretarias e de futuras realizações. “ A iniciativa dessa parceria entre FUP, Sejuv e Semudel, surgiu da necessidade de valorizar esses esportes, que de certa forma, acabam sendo discriminados, como o skate e o rapper. Temos uma nova parceria, para que no mês das férias possamos realizar o I Campeonato de Cultura, Juventude e Esportes Radicais no município de Pedreiras, abrangendo todo o Estado do Maranhão” afirmou a secretária.

Natinho, secretário de esporte, falou sobre a realização do evento. “As secretarias estão hoje fazendo o encerramento do aniversário de Pedreiras com a realização deste festival e daremos continuidade a essa parceria que é de suma importância envolvendo os jovens de diversas culturas e esportes” concluiu o secretário.

“Essa é a perspectiva do governo Antônio França, trabalhar em conjunto, por isso a união dessas secretarias, proporcionando à juventude pedreirense momentos de cultura, lazer e de paz. Esse é o primeiro festival e teremos outros, onde queremos valorizar essas culturas e esportes, pois nossa cidade tem uma juventude dinâmica, então por isso é importante realizarmos eventos para que eles possam manifestar suas potencialidades” ressaltou o secretário de juventude, Phelipe Figueredo.

“É um sonho antigo elaborar e fazer algo voltado para a juventude que não se realiza, os praticantes de esportes radicais, a atual gestão está de parabéns pois está havendo uma quebra de paradigmas. A juventude tem energia, e muitas vezes é usada de forma negativa, por isso é de grande valia que os jovens participem desses eventos” falou o representante da sociedade civil e conselheiro de juventude, Sergio Leonardo.

O Mc Plebeu Rapper, participou do festival e avaliou de forma positiva o evento. “É um ótimo incentivo para a juventude a realização desse festival, porque há na nossa sociedade muitas crianças e adolescentes envolvidos com drogas. Há quatro anos eu pratico o rapper e para mim é um privilégio participar, com certeza participarei das próximas realizações”.

Gabriel Silva, praticante de Parkour, também participou do festival e opinou sobre a iniciativa da Prefeitura de Pedreiras. “O parkour é um esporte muito discriminado, então é importante essa iniciativa de resgatar a juventude e aquilo que gostamos de fazer, que é praticar esportes e cultura”.

“Sou skatista há um ano e meio, estou muito satisfeito de estar participando desse evento, é uma ótima iniciativa, pois Pedreiras é a única cidade da região que está fazendo esse festival voltado para os praticantes desses esportes radicais que são discriminados pela sociedade e com certeza estarei participando dos próximos” falou o atleta de Dom Pedro, Ramon Andrade.

Para encerrar o festival, os secretários fizeram o sorteio de uma bicicleta, três skates e três shapes para os participantes das competições que aconteceram durante o evento.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário