segunda-feira, 8 de maio de 2017

GRUPO "POESIA NO OLHAR" VISITA PEDREIRAS E FAZ REGISTROS SOBRE JOÃO DO VALE


Pedreiras está cada vez mais despertando a atenção de historiadores, pesquisadores, artistas e de todas as classes, pela sua história e por ser o berço do “maranhense do Século”. Durante este final de semana (06 e 07/05), a presidente e o diretor de Turismo da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), Francinete Braga e Victor Leandro, respectivamente, receberam o grupo “Poesia no Olhar”, formado por “apaixonados por fotografia”, que registraram a “Princesa do Mearim” sob vários aspectos, e com abordagem específica sobre João do Vale.

O grupo, formado por João Maria (técnico da Justiça Federal), Adriano Almeida (analista Judiciário), Suzana Menezes (professora aposentada), Lenita (analista do TRE e escritora), Thiago Gleria (engenheiro), Márcio Neves (terapeuta ocupacional), Márcio Melo (advogado), Mahatma (policial Federal ), Sandra Maria (designer de moda), Breno Galdino (delegado de Polícia), Simaria (advogada/procuradora) e Francisco Braga(técnico Judiciário), todos residentes em São Luís.

Juntamente com a equipe da FUP e Mozaniel Parga, ele fizeram um tour pela cidade de Pedreiras, entrevistando e fotografando várias pessoas, dentre as quais Luiza, do  Restaurante João do Vale; o poeta e escritor Filemon Krause; dona Teresa Parga; e “seu” Zezinho, amigo de infância do “poeta do povo”.

Eles ainda se deleitaram com a apresentação do projeto cultural “ Da golada pro Brasil”, apresentado à pedido da presidente da FUP,  no “Canto da Ema”, de propriedade do cantor e compositor Paulo Piratta, com os artistas Neto Kawacos, Samuel Barreto, Netinho Pirata, Edvaldo Santos, Chagas Melo, Paula Giovana e Paulo Pirata, que  deram um show de interpretação, mostrando que a cultura de Pedreiras é espetacular e pulsante, encantando os visitantes.

Visitaram ainda o Bar do Índio (point dos artistas pedreirenses), a Pedra Grande, a Igreja de São Benedito, o Palácio Municipal e Memorial João do Vale. O grupo foi ao cemitério e visitou o túmulo do poeta e também a Rua da Golada, cantada por João do Vale. A visitação se estendeu até Lago da Onça, em que tiveram a oportunidade de conversar e fotografar os parentes do cantor pedreirense. O grupo ainda visitou o parque de vaquejada Maratá.

O objetivo dessa visita é colher dados para uma exposição fotográfica que irá compor com o espetáculo João do Vale, o musical, com estreia agendada para o aniversário de 200 anos do Teatro Arthur Azevedo, provavelmente em agosto deste ano. Os integrantes do grupo fizeram questão de comer “surubim com pirão de parida”, uma das comidas preferidas de João do Vale, servido por Dona Luiza, no Restaurante João do Vale, no Major Lucena, e saíram encantados com a hospitalidade do povo pedreirense.  


O grupo “Poesia no Olhar” deixou várias sugestões para melhorar a visibilidade e a história de João do Vale em Pedreiras e se colocou à disposição para contribuir. Eles retornaram para São Luís ao meio dia deste domingo (07/05), com a promessa de retorno em julho.











Nenhum comentário:

Postar um comentário