segunda-feira, 8 de maio de 2017

NUTRICIONISTA DA UANEPE FAZ AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


Um estudo nutricional para atender melhor ao alunado da Rede Municipal de Ensino foi desenvolvido pela Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar de Pedreiras (UANEP). Durante toda a semana (02 a 05/05), a nutricionista da Merenda Escolar, Eliana Plácido, realizou o trabalho de avaliação antropométrica com os alunos.

A ação serve para detectar se os estudantes estão com peso e altura adequados para idade. Caso não estejam dentro dos parâmetros, apresentando-se com sobrepeso, obesidade ou magresa, os pais ou responsável receberão um comunicado sobre o diagnóstico do aluno, com orientações e indicações de encaminhamento para consulta mais detalhada visando o estabelecimento e/ou a recuperação do estado nutricional adequado.

De acordo com a profissional, essa ação faz parte das atribuições do nutricionista no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PAE). Descritas na Resolução do Conselho Federal de Nutrição n. 465/2010, recomendando que essa ação deve contemplar os alunos do jardim de infância, ensino fundamental, médio e EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Durante o mês de maio foram visitadas escolas Dr. Herschell Carvalho e a Carlos Martins, nos turnos matutino, vespertino e noturno.  Com base no plano de trabalho da UANEPE, a cada mês três escolas receberão a visita técnica para realização dessa atividade.


A nutricionista esclarece ainda que além da avaliação antropométrica realizada, as escolas receberão outras visitas técnicas onde serão aplicados check list sobre condições sanitárias e de higiene, e posteriormente elaborado um “Manual de Boas Práticas” específico para cada unidade escolar, com objetivo de minimizar possíveis riscos microbiológicos e otimizar o fornecimento da alimentação escolar em Pedreiras.



Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa esse programa ajudará muitos estudantes.

    ResponderExcluir